Parcela do abono virá junto com a folha de abril paga até 8 de maio - Agencia O Dia
Parcela do abono virá junto com a folha de abril paga até 8 de maioAgencia O Dia
Por MARTHA IMENES

Rio - Os mais de 2,6 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS do Estado do Rio de Janeiro vão receber na folha de pagamento deste mês a segunda parcela do décimo terceiro. O abono natalino virá juntamente com os benefícios referentes a novembro. O crédito começa a ser feito na segunda-feira, dia 26, para quem ganha um salário mínimo (R$ 954) e tem final de benefício 1. O calendário de pagamentos termina no dia 7 de dezembro (confira na tabela no fim da matéria).

De acordo com o INSS serão destinados R$ 2,2 bilhões para pagar o décimo terceiro a segurados em todo estado. Os valores serão liberados entre os cinco últimos dias úteis deste mês e os primeiros cinco dias úteis de dezembro. Em todo o país, mais de 30 milhões serão beneficiados.

Quem ganha acima do piso nacional terá o 13º creditado entre 3 e 7 de dezembro. O calendário de pagamento leva em conta o valor e o número final do benefício.

Esta segunda parcela virá com os descontos devidos, como Imposto de Renda na fonte. Vale lembrar que o segurado com mais de 65 anos de idade fica isento de IR. Já no auxílio-doença, não há cobrança de descontos.

Por lei, tem direito ao 13º quem, ao longo do ano, recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso do auxílio-doença e do salário-maternidade, o valor é proporcional ao período recebido desde o mês da concessão pela Previdência.

Segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não têm direito ao 13º.

Convênio com sindicato

Na segunda-feira o presidente do INSS, Edison Garcia, vai se reunir com João Inocentini, do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, em Brasília, para firmar convênio para implantação do INSS Digital nas representações do sindicato em todo país.

Inocentini comemorou o acordo e disse que somente na segunda-feira poderá fornecer mais detalhes.

É preciso ter cautela para usar o dinheiro

Com a entrada do 13º na conta, muitos pensam logo no que vão fazer com o dinheiro: pagar contas, presentear familiares, afinal Natal já está às portas, viajar, consertar alguma coisa em casa, e por aí vai!

Mas, segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), é preciso considerar despesas previstas para o início de 2019.

O educador dá a dica do que fazer com o abono: "Antes de sair pagando as dívidas, analise todas, saiba o total, os juros, os prazos. Reúna todas as informações possíveis. A partir daí, tente renegociar esses valores com o credor e veja a possibilidade de usar o 13º para quitar dívida e resolver o problema".

Confira o calendário

- Um salário mínimo

Final 1 - 26/11
Final 2 - 27/11
Final 3 - 28/11
Final 4 - 29/11
Final 5 - 30/11
Final 6 - 03/12
Final 7 - 04/12
Final 8 - 05/12
Final 9 - 06/12
Final 0 - 07/12

- Acima de um mínimo

Finais 1 e 6 - 03/12
Finais 2 e 7 - 04/12
Finais 3 e 8 - 05/12
Finais 4 e 9 - 06/12
Finais 5 e 0 - 07/12

Você pode gostar
Comentários