Carteira de Trabalho  - Divulgação
Carteira de Trabalho Divulgação
Por

Rio - A reforma trabalhista completou um ano e seu maior legado é ajudar na geração de milhares de novos empregos no país. De outubro de 2017, mês anterior ao início da vigência da modernização da CLT, até setembro de 2018, o saldo de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é de mais de 459 mil novas vagas. No acumulado do ano de 2018, esse número chega a cerca de 720 mil novos empregos. Além disso, a reforma também ajudou a reduzir o número de ações na Justiça Trabalhista.    

Dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que as contratações estão sendo retomadas e o brasileiro está voltando a ter a tão sonhada carteira assinada. A população empregada ficou em 91,2 milhões no trimestre entre abril e junho de 2018, um crescimento de 0,7% em relação ao período anterior, equivalente a 656 mil pessoas empregadas a mais. 

A nova lei trabalhista entrou em vigor em novembro do ano passado e trouxe modernização e flexibilização das jornadas, reconhecimento de novas formas de contratação como o home office, além da possibilidade da divisão do período de férias em três partes e do fim da contribuição sindical obrigatória. Muitos dos novos empregos já se encaixam nessas novas modalidades.

A reforma também gerou redução nas novas ações judiciais e processos trabalhistas. Entre dezembro do ano passado e maio, as ações caíram de 1,3 milhão para 774 mil novos processos. Desde a implementação da reforma, predomina a tendência de baixa. Em 2017, a média de processos foi de 225,6 mil por mês. Em 2018, a média dos novos processos abertos na Justiça do Trabalho caiu para 137,9 mil até junho. 

Carteira digital

Além das novas modalidades da reforma trabalhista, o trabalhador também pode contar com a modernidade a favor do desemprego. Lançada há um ano, a Carteira de Trabalho Digital segue os novos tempos e disponibiliza uma versão eletrônica e digitalizada da carteira de trabalho tradicional, que pode ser visualizada através de um aplicativo para celulares e tablets. Este ano, até o final de setembro, a versão digital da carteira teve 297 mil downloads.

Outra ferramenta importante criada para auxiliar o trabalhador na busca pelo novo emprego é o Sine Fácil. Lançado através de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev o aplicativo permite ao trabalhador encontrar de forma rápida e prática vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil. É possível acessar de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet. Além disso, também é possível, pelo aplicativo, se candidatar às vagas, agendar entrevistas e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego. Em 2018, foram realizados 458 mil encaminhamentos e mais de 18 mil colocações através do aplicativo.

 

Você pode gostar
Comentários