Jozilane Bezerra da Silva, 55 anos, teve benefício suspenso pelo INSS mesmo comprovando incapacidade - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Jozilane Bezerra da Silva, 55 anos, teve benefício suspenso pelo INSS mesmo comprovando incapacidadeMarcio Mercante / Agencia O Dia
Por MARTHA IMENES

Rio - Os trabalhadores que precisam dar entrada em algum requerimento no INSS, como o recurso no caso de suspensão de benefício por causa do pente-fino nas aposentadorias por invalidez ou auxílio-doença, podem acompanhar toda tramitação de todo processo pela internet. Mas para isso, é preciso criar login e senha na página Meu INSS (www.meu.inss.gov.br).

Outros serviços também podem ser feitos pelo site: fazer pedido de aposentadoria por idade e tempo de contribuição, solicitação de salário maternidade, ou ainda acessar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), por exemplo.

Para fazer o cadastro, é preciso ter em mãos carteiras de trabalho, contracheques, documentos pessoais, como identidade e CPF. Uma dica importante: ao final de cada passo clique no botão "não sou um robô" para passar à tela seguinte do Meu INSS. Ao acessar o portal, logo na primeira página, escolha a opção "login" no topo ao lado direito da tela.

Em seguida abrirá uma janela do cidadão.br, página de cadastro do governo federal que permite, com senha única, o acesso a diversos serviços. Nela, clique no botão "primeiro acesso". Na página seguinte, assinale o botão de "cadastre-se" que fica do lado direito na parte de baixo da tela.

A próxima página vai pedir número de CPF, nome completo, data de nascimento do segurado, nome da mãe e estado de nascimento para fazer o login. Após preencher todas as informações, clique em "próximo".

HISTÓRICO PREVIDENCIÁRIO

Neste acesso à página, o trabalhador responde a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário e o seguro-desemprego. Por isso, é importante ter as carteiras de trabalho ou contracheques em mãos. Uma das informações que pode ser pedida é o valor do último salário de contribuição, e isso é informado nos contracheques.

Após esse passo é gerado, na internet, um Código de Acesso, que será trocado por uma senha pelo próprio trabalhador. Ela deve conter, no mínimo, nove caracteres, entre eles uma letra maiúscula e um caractere especial. Ao final desse passo, selecione "próximo".

Depois de preencher todas as informações, o site pedirá permissão para que seus dados pessoais sejam usados na página do Meu INSS. Escolha "autorizo" para prosseguir.

Agora com login e senha criados, outros serviços além de entrada em recursos podem ser acessados no site do Meu INSS, como "aposentadoria urbana" (por idade e tempo de contribuição), "salário-maternidade", "extrato CNIS", "histórico de créditos", "carta de concessão", "consulta revisão de benefício-artigo 29", "declaração de regularidade de contribuinte", entre outros.

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