Temporal causou danos na cidade do Rio de Janeiro. Na Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, deslizamento atingiu um ônibus, que acabou tombando sobre a ciclovia na encosta da pista - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Temporal causou danos na cidade do Rio de Janeiro. Na Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, deslizamento atingiu um ônibus, que acabou tombando sobre a ciclovia na encosta da pistaTânia Rêgo/Agência Brasil
Por O Dia

Rio - Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), com comerciantes dos bairros mais afetados pelo temporal que caiu na cidade na última quarta-feira, aponta que 65% dos estabelecimentos foram prejudicados pela forte chuva. A Fecomércio RJ estima um prejuízo de cerca de R$ 76,6 milhões para o comércio destes bairros.

Para 29,4% dos empresários consultados, o estabelecimento foi afetado pela falta de funcionários que não conseguiram chegar ao local de trabalho. Já em 24% dos locais, houve danos na estrutura física. O mesmo percentual também afirmou ter tido perda de mercadorias com as chuvas. Em 23,2% dos estabelecimentos, houve alagamento, e em 12,4% foi registrada falta de energia elétrica. Entre aqueles que afirmaram terem sido afetados, 74,4% tiveram perda ou queda no faturamento.

De acordo com a Fecomércio, a maioria dos entrevistados demorará de um mês (46,5%) até três meses (33,3%) para recuperar o prejuízo. Entre os estabelecimentos afetados, a grande maioria (83,4%) possui até nove empregados.

Segundo a federação, foram consultados 273 estabelecimentos comerciais dos seguintes bairros: Rocinha, Vidigal, Barra/Barrinha, Alto da Boa Vista, Jardim Botânico, Barra/Riocentro, Grota Funda, Copacabana, Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba, que tiveram maior índice pluviométrico no dia 6, de acordo com medições do Sistema Alerta Rio.

O Centro de Operações da Prefeitura informou a chegada de uma frente fria pode trazer mais chuvas fortes à cidade a partir desta terça-feira.

Você pode gostar
Comentários