Por

Quando o assunto é aposentadoria, seis em cada dez brasileiros (59%) admitem não se preparar para esse momento. Apenas 41% alegaram estar preocupado com essa fase de vida. É o que revelou a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feita no início deste mês.

O levantamento reflete o comportamento conservador do trabalhador com relação a investimentos. Poupança e previdência privada ainda são as preferências do brasileiro.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em pesquisa divulgada este mês, constatou que uma em cada cinco pessoas que guardam suas economias na poupança mantém o dinheiro lá há mais de 19 anos, quando prazo médio de investimento é de 11 anos. Mas especialistas destacam que, para ganhar mais, é preciso diversificar os investimentos.

"Risco não é ruim, risco é bom. O problema é, se você eliminar o seu risco de perder, você também elimina seu risco de ganhar. Se exponha a riscos, mas nunca a um que possa te tirar do jogo", aponta Thiago Nigro, que condena poupança e previdência privada. "A poupança rende muito pouco e a previdência é dinheiro perdido em taxas".

Você pode gostar
Comentários