Por O Dia

Rio - A Petrobras anunciou que os preços do diesel nas refinarias da companhia, serão reajustados por períodos de, no mínimo, 15 dias. A empresa adotava uma política de reajustes de, no máximo, sete dias, desde o fim do programa de subsídios lançado pelo governo após a greve dos caminhoneiros, em 2018.

Só esse ano o preço médio do diesel nas refinarias acumula alta de 18,48%. Nas bombas, o litro custa, em média, R$ 3,54. No Rio, a média do litro do diesel é R$ 3,55. Ambos os valores são de acordo com levantamentos feitos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

De acordo com o órgão, o preço do diesel na refinaria corresponde a cerca de 54% do preço para o consumidor final. O restante é composto por margem de revendedores e distribuidores, impostos e da mistura obrigatória de biocombustível.

Não é só o diesel que custa mais caro no Rio. A gasolina vendidano estado, por exemplo, é a mais cara do Brasil. A explicação é simples: Além do custo operacional elevado, outro fator aumenta o preço do combustível: o ICMS, que é de 34%, o mais alto para gasolina em todo país. Para piorar, o estado também sofre com suspeitas de fraude fiscal, como na apreensão feita, na semana passada, quando um caminhão da Minuano Distribuidora, empresa do grupo Canabrava, foi apreendido com 5 mil litros de etanol sem imposto recolhido.

Para mudar esse panorama, a Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis) defende o ICMS igual para todos os estados do Brasil, além de punição para os devedores, como é o caso da Usina Canabrava. A medida, porém, depende de uma reforma tributária geral no Brasil, que é responsabilidade poder federal.

Estabilidade no preço

Além disso, a estatal anunciou que sua subsidiária Petrobras Distribuidora S.A. (BR) está desenvolvendo uma espécie de cartão fidelidade, que possibilitará aos caminhoneiros a compra de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR. O Cartão Caminhoneiro servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo, assim, a estabilidade durante a realização de viagens.

Você pode gostar
Comentários