Temporários serão contratados para reduzir espera na liberação de benefícios - Luciano Belford
Temporários serão contratados para reduzir espera na liberação de benefíciosLuciano Belford
Por MAX LEONE

Rio - Os aposentados e pensionistas do INSS com mais de 60 anos de idade também vão poder fazer a prova de vida e a atualização de senhas nas agências da Previdência Social. A Resolução 677/19 do instituto, publicada ontem no Diário Oficial da União, ampliou a possibilidade de locais para a atualização de dados que até então era feita apenas nos bancos pagadores de benefícios. A partir de agora, o idoso poderá optar onde fará o procedimento para não ter o pagamento suspenso.

A medida do INSS também abrange segurados com mais de 80 anos de idade e os quem têm dificuldades de locomoção. Esses dois grupos terão como agendar a visita de um servidor do instituto ao local em que estiverem para fazer a prova de vida. 

Segundo a resolução, tanto a marcação para ir ao posto do INSS quanto para receber o funcionário em casa deverá ser feita pela Central de Atendimento 135 e o site do Meu INSS. A pessoa que não tem condição de se dirigir a uma agência do instituto é obrigada a apresentar atestado médico ou declaração emitida pelo hospital com agendamento prévio a fim de comprovar a limitação.

COM MENOS DE 60 ANOS

O INSS ressalta que para os aposentados e pensionistas com menos de 60 anos de idade e que não tenham nenhum tipo de problema a prova de vida e a atualização de senha continuarão nos bancos pagadores de benefícios. A comprovação de dados precisa ser feita até 12 meses após a última atualização. De acordo com o instituto, o objetivo é evitar pagamentos indevidos e fraudes.

Os segurados devem ficar atentos para não perder os benefícios. Os bancos fazem os comunicados do procedimento anual por meio de mensagens nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet. Algumas instituições já usam biometria nos caixas eletrônicos para comprovar que o segurado está vivo.

 

Quase 40 mil sob risco de ter pagamento suspenso no Rio

Quase 40 mil aposentados e pensionistas do INSS no Estado do Rio estão sob risco de ter o benefício suspenso ainda este mês. De acordo com o instituto, de mais de 35 milhões de segurados em todo o país, 529 mil ainda não compareceram aos bancos pagadores nos últimos 12 meses após a última comprovação para fazer a prova de vida.

No Rio são 39.374 pessoas que precisam comprovar que estão vivas para não pararem de receber mensalmente. O instituto alerta que o benefício será cessado depois de seis meses sem comprovação de dados

Conforme a resolução assinada pelo presidente do INSS, Renato Vieira, a prova de vida e o desbloqueio de crédito após a prova de vida ocorrerá "de forma imediata, mediante identificação do titular, procurador ou representante legal".

Você pode gostar
Comentários