Após queda de juros, aproveite e negocie

Seis linhas de crédito para pessoa física tiveram taxas reduzidas no mês de abril

Por Marina Cardoso

O chamado spread bancário também influencia os juros altos
O chamado spread bancário também influencia os juros altos -
Rio - Mesmo com pequena queda das taxas de juros de operações de crédito em abril, após leve alta em março, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), o período é bom para quem tem dívidas e deseja negociar com os credores. Todas as seis linhas de crédito à pessoa física pesquisadas tiveram taxas reduzidas no mês passado (juros do comércio, cartão de crédito, cheque especial, CDC - bancos e financiamento de automóveis, empréstimo pessoal - bancos e empréstimo pessoal - financeiras). 
Segundo o professor da Ibmec e da Fundação D. Cabral, Gilberto Braga, qualquer tipo de endividamento é alto, entretanto ele explica que o momento é ideal para tentar negociar os débitos por conta das condições favoráveis criadas pelos bancos.
"O consumidor vai ter que arcar com despesas altas de qualquer forma, porque já fez a dívida. Mas estamos em um momento em que a economia vem frustrando as expectativas de crescimento e, com isso, se torna bom período para eles liquidarem", explica.
Conforme Braga, esse momento é criado a partir das condições que as pessoas têm dificuldade em arcar com os seus orçamentos e, respectivamente, aumenta o risco de inadimplência. "Nesse cenário, os bancos vêm condições vantajosas para facilitar o processo de renegociação", completa o professor. Os bancos diminuem as taxas e alongam os processos de pagamento.
Sobre a possibilidade das taxas diminuírem, ele explica que dependerá da aprovação da Reforma da Previdência e em que condições.
OPÇÕES DOS BANCOS
Os bancos oferecem opções para liquidar dúvidas, com negociação via online e tarifas dependendo do relacionamento. No Itaú Unibanco, por exemplo, correntistas podem procurar os canais de atendimento ou agências. O mesmo vale para o Banco do Brasil, que oferece atendimento por aplicativo. No Santander é possível negociar em agência ou pelo https://www.santander.com.br/renegociacao-de-divida.
 
 
 
 
 
 
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários