O reservatório do veículo tem uma quantidade de segurança que varia entre os modelos, o suficiente para que o motorista rode até o posto - Divulgação
O reservatório do veículo tem uma quantidade de segurança que varia entre os modelos, o suficiente para que o motorista rode até o postoDivulgação
Por O Dia
Rio - Se você tem o hábito de só abastecer o carro depois de chegar no limite da reserva do tanque de combustível, atenção. Essa prática, além de te deixar na rua a pé, pode te causar um grande prejuízo na manutenção do automóvel.
O tanque tem uma quantidade de combustível de segurança, o suficiente apenas para o motorista conseguir chegar a um posto. Ou seja: não é para rodar sempre com o veículo com esse mínimo de gasolina ou etanol. Por isso, assim que a luz do marcador acender, a primeira coisa que o motorista deve fazer é reabastecer.

O volume da reserva varia de carro para carro, mas fica entre cinco e oito litros, geralmente. Como não existe uma medida exata da quantidade de combustível que se tem, é impossível calcular quantos quilômetros ainda é possível percorrer depois que a luz do painel acende.
Publicidade
Até mesmo alguns carros com computador de bordo não têm essa informação de forma precisa. Isso porque alguns fabricantes tiram do sistema de informações do carro a autonomia restante, justamente para forçar o motorista a abastecer logo.

Isso acontece para evitar danos no automóvel. Por se localizar dentro do tanque, a bomba de combustível utiliza o próprio líquido como sistema de resfriamento. Com o tanque vazio, a peça não resfria o suficiente e pode sofrer de superaquecimento.
"O próprio combustível é o responsável por resfriar a bomba. Com o tanque vazio, corre-se o risco dela puxar ar em vez de combustível e isso pode fazer a bomba esquentar e, consequentemente, queimar e deixar de funcionar", adverte o engenheiro mecânico Renato Passos.
Publicidade
A quebra da peça por pane seca não é coberta pela garantia de fábrica. Uma bomba de combustível do Chevrolet Onix (modelo mais vendido do país), por exemplo, não sai por menos de R$ 500, fora a mão de obra.
Outro problema que pode ser causado por conta da pouca quantidade de gasolina ou etanol no tanque é a entrada de impurezas em peças como a bomba, linha de combustível e até mesmo o bico injetor. A sujeira do combustível se deposita no fundo do tanque quando o carro está parado. Ao voltar a acelerar, esse combustível pode trazer as sujeiras para o motor, provocando falhas no desempenho e fazendo o carro consumir mais.

Para não sofrer deste problema, procure imaginar que a marca de 1/4 no indicador do quadro de instrumentos é o seu limite. Assim que a luz acender, abasteça e evite dores de cabeça. Vale destacar também que ter pane seca é infração de trânsito e passível de multa. Pode custar R$ 85,13 mais quatro pontos na carteira de habilitação, além do carro ser guinchado.