Semana que vem estão marcados dois feirões: nos bairros do Maracanã e no Engenho de Dentro - Reginaldo Pimenta
Semana que vem estão marcados dois feirões: nos bairros do Maracanã e no Engenho de DentroReginaldo Pimenta
Por Marina Cardoso

Rio - A taxa de desemprego no país teve pequena queda para 11,8% no trimestre encerrado em agosto deste ano. O índice é inferior aos 12,1% do mesmo período do ano passado e aos 12,3% do trimestre em maio deste ano, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados ontem pelo IBGE. Entretanto, o total de pessoas sem ocupação ainda atinge cerca de12,6 milhões de trabalhadores. No Rio, para quem está à procura de uma oportunidade para reingressar no mercado, pode se candidatar às vagas disponíveis. Há mais de 3,1 mil chances abertas no estado.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais e oSistema Nacional de Emprego (Sine), por exemplo, oferecem mais de 1,2 mil oportunidades de emprego com carteira assinada nesta semana. As vagas são para diversas regiões do estado.

Na capital do Rio,são 392 vagas de emprego disponíveis. As oportunidades são para os cargos de operador de caixa, motorista de ônibus urbano e representante comercial.

DOIS FEIRÕES SEMANA QUE VEM

Já a Comunidade Católica Gerando Vidas promove na próxima semana duas feiras de emprego. A primeirana terça-feira, no Sindicato de Telefonia do Rio (Sinttel Rio), no Maracanã, com 460 oportunidades, e a outra na sexta-feira, na quadra da escola de samba do Arranco, no Engenho de Dentro, com 810 vagas.

A recrutadora Luandre está com 162 vagas no Rio.Há oportunidades para auxiliar de atendimento, assistente de vendas, consultor técnico, técnico de enfermagem e consultor de vendas. Os salários vão de R$ 1 mil a R$ 6 mil.

Em Campos, o Assaíseleciona 250 profissionais para a unidade que será inaugurada. Há vagas para operadorde caixa, empacotador, nutricionista, e inclui pessoas com deficiência. Interessados têm até 4 de outubro para se inscrever.

As lojas Pernambucanas está à procura de 50 profissionais para unidades que serão inauguradas em dezembro.As oportunidades são para assessor de vestuário, lar e portáteis e apoio às vendas.

O grupo Invepar oferece 54 vagas para contratação imediata de níveis Médio e Superior em suas empresas controladas no Rio. Inscrições pelo linkvagas.com/invepar.No MetrôRio, há 44 vagas para agentes de estação e seguranças. Inscrições no linkvagas.com/metrorio. Na Lamsa, quatro operadores para a praça de pedágio da Linha Amarela, em Água Santa, serão contratdos. Interessados devem se cadastrar pelo vagas.com/lamsa.

Publicidade
SINE-RJ
As inscrições devem ser feitas nos postos Sine-RJ-SEDEERI, pelo aplicativo Sine Fácil ou site Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/).
 
Publicidade
GERANDO VIDAS
As ações começam às 10h. O candidato deve levar currículo atualizado, carteira de trabalho e caneta azul.
 
Publicidade
LUANDRE
O interessado deve se candidatar pelo site www.luandre.com.br.
 
Publicidade
ASSAÍ
As pessoas devem cadastrar o currículo no site www.assai.com.br/trabalhe-conosco. Há, ainda, a opção de comparecer ao Balcão de Empregos do município.
Publicidade
 
LOJAS PERNAMBUCANAS
Publicidade
O cadastro deve ser feito no app Emprego Ligado.
 
Publicidade
WALTER'S COIFFEUR
A rede de salão está com 15 vagas de emprego para cabeleireiro e manicure.Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail rh@waltercoiffeur.com.br.
 
Publicidade
COCA-COLA
A Coca-Cola oferece no Rio cerca de 30 vagas temporárias.Os interessados devem cadastrar no site www.contratando.com.br e informar o código 48320, para ser direcionado para as vagas disponíveis.
 
Publicidade
 
Informalidade atinge 24,3 milhões
Publicidade
 
Embora o desemprego tenha caído, o número foi puxado pela criação de vagas informais, sem carteira assinada, que registraram recorde histórico. A categoria dos trabalhadores por conta própria chegou a 24,3 milhões de pessoas. Houve estabilidade frente ao trimestre anterior e alta de 4,7% (mais 1,1 milhão de pessoas) em relação ao mesmo período de 2018.
Publicidade
 
A categoria de empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (11,8 milhões de pessoas) também bateu recorde e cresceu nas duas comparações: 3,6% (ou mais 411 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 5,9% (mais 661 mil pessoas) frente ao mesmo trimestre de 2018.
Publicidade
 
"O aumento na ocupação não foi suficiente para crescer a massa de rendimento, pois o emprego gerado foi na área informal. E é essa massa de rendimento que movimenta o mercado de trabalho de forma virtuosa", explicou Cimar Azeredo, diretor adjunto de Pesquisa do IBGE.

 

Você pode gostar
Comentários