Mercadão de MadureiraAgência O DIA
Por Larissa Esposito* e Marina Cardoso
Publicado 05/10/2019 04:00

Rio - Com a proximidade do Dia da Crianças, o sinal de alerta se acende para os pais e responsáveis que pretendem comprar um presente no período. Na hora de comprar brinquedos, que têm grande procura nesta época do ano, o Inmetro indica seguir algumas recomendações de segurança para os pequenos. Entre elas a supervisão durante o uso, a escolha adequada do produto por faixa etária e a presença do Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. Segundo o órgão, essas medidas evitam acidentes. Conforme registros do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), 70% dos 131 relatos de acidentes com produtos infantis recebidos de janeiro a julho deste ano estavam relacionados a brinquedos. E para quem está em busca de um presente, O DIA separou sugestões até R$ 150, pois segundo a Fecomércio RJ, os cariocas não devem gastar mais que R$ 163,33.

Em relação aos cuidados com os brinquedos, o Selo do Inmetro deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que o certificou, além de estar presente também no manual de instruções.

É importante selecionar o brinquedo de acordo com a faixa etária, que deve constar na embalagem, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fabricante.

Além disso, é fundamental evitar comprar produtos falsificados, pois não há garantia de procedência e podem não atender às condições mínimas de segurança, especialmente em relação à toxicidade do material usado na fabricação, conter partes pequenas e bordas cortantes.

O Procon Estadual alerta para o caso de compras realizadas pela internet. É preciso certificar-se de que os sites em que forem pesquisar possuem o nome e o CNPJ da empresa e informações necessárias para fazer contato. 

ofertas
Publicidade
Estimativas do comércio
Na pesquisa da Fecomércio RJ, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de setembro e contou com a participação de 500 consumidores em todo o estado, 57% pretendem comprar nesse Dia das Crianças. Os brinquedos representam a maior intenção de compra (72%).
Publicidade
Já o Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) afirmou que o comércio lojista carioca estima um crescimento de 2% nas vendas para a data.
Segundo a pesquisa, 79% dos lojistas esperam crescimento nas vendas. Eles acreditam que brinquedos (34,5%), roupas (23,6%), calçados incluindo tênis (10,9%), mochilas e acessórios (9,1%), jogos eletrônicos (8,2%) e artigos esportivos (6,5%) devem ser alguns dos presentes mais procurados.
Publicidade

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias