Bilionário japonês vai doar 7 milhões de libras para 1 mil seguidores do Twitter

Yusaku Maezawa diz que a ação é um 'experimento social' para ver se o pagamento aumenta a felicidade das pessoas

Por IG - Economia

Yusaku Maezawa é um bilionário japonês conhecido por seus gastos altos em arte e carros esportivos
Yusaku Maezawa é um bilionário japonês conhecido por seus gastos altos em arte e carros esportivos -
Yusaku Maezawa, 44 anos, é um bilionário japonês que vai doar 1 milhão de ienes japoneses (cerca de 7 milhões de libras) aos seus seguidores do Twitter. Segundo ele, trata-se de um ‘experimento social’ para ver se o valor pode aumentar a felicidade das pessoas.

Os ganhadores serão 1 mil seguidores sorteados entre aqueles que retuitaram a publicação feita por Maezawa no dia 1º de janeiro deste ano. No YouTube, ele explica que a doação é um “experimento social sério” e pretende atrair o interesse de estudiosos e economistas.

Conhecido pelos altos gastos com carros esportivos e artes, o japonês teve a ideia de renda básica, ou seja, fornecer pagamentos periódicos e sem compromisso a todos os cidadãos. Por isso, a ideia de distribuir a grande quantia entre os usuários da rede social.

Como “tem dinheiro e tempo livre” para fazer os pagamentos, o bilionário achou que seria interessante inspirar esse debate no Japão. No entanto, economistas apontam que o conceito não é exatamente como Maezawa está aplicando.

“Básico significa uma quantidade mínima regular que oferece uma sensação de segurança, o que Maezawa está oferecendo é totalmente diferente”, fala Toshihiro Nagahama, economista sênior do Dai-ichi Life Research Institute, ao Daily Mail.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários