Publicado 10/03/2020 06:00
A semana do consumidor começa agitada e com oportunidade para quem está com o nome no vermelho voltar para o azul. O desconto pode chegar a 98% do valor devido em algumas ações espalhadas pelo estado. O Procon Estadual do Rio de Janeiro, por exemplo, vai fazer um mutirão nos dias 12 e 13 para renegociação de dívidas com empresas de telefonia, concessionárias de serviços públicos, planos de saúde e bancos. A ação será na Avenida Rio Branco, 25, 5° andar. Haverá distribuição de senhas para atendimento das 9 às 15h. O feirão da Serasa Limpa Nome, que também dá um descontão, vai até o dia 31 deste mês.
"Nossa intenção é que um número cada vez maior de consumidores tenha suas demandas solucionadas junto às empresas. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de celebrarmos o Dia Estadual do Consumidor, que é comemorado no dia 11 de março", afirma Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.
As empresas vão participar do mutirão em dias específicos. No dia 12 de Março, quinta feira, estarão presentes as empresas de telefonia, Claro, Embratel, Vivo, Nextel, Tim e Oi; as empresas de TV a cabo Net e Sky; os planos de saúde Unimed e Bradesco e as concessionárias de serviços públicos Light, Enel, Naturgy e Cedae.
Já na sexta-feira, 13 de março, participarão os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Pan e as financeiras BMG e Crefisa. Os serviços do SPC estarão disponíveis todos os dias.
Canais online
Como o posto de atendimento na sede do Procon Estadual estará voltado exclusivamente para o mutirão, não será realizado nenhum outro tipo de atendimento presencial no período. Para casos fora do mutirão, o consumidor poderá ir aos outros postos de atendimento da autarquia ou utilizar nossos canais online - o site www.procononline.rj.gov.br ou o aplicativo para smartphones ProconRJ, que pode ser baixado gratuitamente. Os endereços e horários dos postos de atendimento podem ser conferidos em: http://www.procon.rj.gov.br/index.php/posto_atendimento.
Segundo o Procon-RJ, o mutirão é uma boa oportunidade para os consumidores "limparem o nome". A autarquia conta ao DIA que na ação realizada em 2019, um consumidor tinha R$ 33.430,73 de débito no cartão de crédito e fechou um acordo com a instituição financeira para quitar a pendência por R$ 1.611,02. Em outro caso, o correntista contraiu um empréstimo junto ao banco, não conseguiu honrar os compromissos, contraindo um débito de R$ 107.877,11, que foi quitado por R$ 5.414,94.
Estes exemplos são próximos ao caso do aposentado que fez um empréstimo pessoal para ajudar a família e não conseguiu pagar. Com o atraso das parcelas, somados às multas e juros, ficou ainda mais difícil a solução do problema. Ele tentou negociar com a financeira pelo telefone, mas os valores ainda eram acima do que ele podia se comprometer. No mutirão de 2019 ele conseguiu 89% de desconto e parcelou o pagamento da dívida.
"Nossa intenção é que um número cada vez maior de consumidores tenha suas demandas solucionadas junto às empresas. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de celebrarmos o Dia Estadual do Consumidor, que é comemorado no dia 11 de março", afirma Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.
As empresas vão participar do mutirão em dias específicos. No dia 12 de Março, quinta feira, estarão presentes as empresas de telefonia, Claro, Embratel, Vivo, Nextel, Tim e Oi; as empresas de TV a cabo Net e Sky; os planos de saúde Unimed e Bradesco e as concessionárias de serviços públicos Light, Enel, Naturgy e Cedae.
Já na sexta-feira, 13 de março, participarão os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Pan e as financeiras BMG e Crefisa. Os serviços do SPC estarão disponíveis todos os dias.
Canais online
Como o posto de atendimento na sede do Procon Estadual estará voltado exclusivamente para o mutirão, não será realizado nenhum outro tipo de atendimento presencial no período. Para casos fora do mutirão, o consumidor poderá ir aos outros postos de atendimento da autarquia ou utilizar nossos canais online - o site www.procononline.rj.gov.br ou o aplicativo para smartphones ProconRJ, que pode ser baixado gratuitamente. Os endereços e horários dos postos de atendimento podem ser conferidos em: http://www.procon.rj.gov.br/index.php/posto_atendimento.
Segundo o Procon-RJ, o mutirão é uma boa oportunidade para os consumidores "limparem o nome". A autarquia conta ao DIA que na ação realizada em 2019, um consumidor tinha R$ 33.430,73 de débito no cartão de crédito e fechou um acordo com a instituição financeira para quitar a pendência por R$ 1.611,02. Em outro caso, o correntista contraiu um empréstimo junto ao banco, não conseguiu honrar os compromissos, contraindo um débito de R$ 107.877,11, que foi quitado por R$ 5.414,94.
Estes exemplos são próximos ao caso do aposentado que fez um empréstimo pessoal para ajudar a família e não conseguiu pagar. Com o atraso das parcelas, somados às multas e juros, ficou ainda mais difícil a solução do problema. Ele tentou negociar com a financeira pelo telefone, mas os valores ainda eram acima do que ele podia se comprometer. No mutirão de 2019 ele conseguiu 89% de desconto e parcelou o pagamento da dívida.
Feirão da Serasa Limpa Nome vai até dia 31
Oportunidade para empresas dá desconto de até 92%
A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e o Banco do Brasil (BB) lançam hoje em em Teresópolis a campanha "Vem que dá". A ação vai até dia 27 e é voltada para negociação de dívidas das empresas sediadas no estado fluminense. No mesmo evento, o BB anuncia a expansão da rede especializada de atendimento para o público pessoa jurídica (PJ) e ainda a negociação de débitos existentes na linha de crédito BNDES PER, programa emergencial de reconstrução de municípios afetados por desastres naturais, como Teresópolis. A ação conta com o apoio do Sebrae Rio e da Fecomércio.
Durante o período da campanha, que vai até 27 de março, o BB vai oferecer propostas pré-aprovadas, com descontos de até 92% para liquidação à vista, de acordo com as condições do cliente e das operações de crédito. Também haverá possibilidade de pagamento a prazo em 36 prestações mensais fixas. Os empresários com débitos existentes na linha de crédito BNDES PER também poderão repactuar suas operações com taxas, prazos e carências diferenciados.
O BB vai disponibilizar toda sua rede de agências e canais online para acolher as propostas dos clientes, que poderão negociar suas operações em atraso, inclusive ajuizadas. Para ampliar sua capacidade de atendimento às micro e pequenas empresas, o Banco vai aumentar sua rede especializada, passando dos atuais 64 para 90 pontos, totalizando mais de 450 profissionais capacitados em MPE no Rio de Janeiro.
Durante a campanha, serão oferecidas modalidades de atendimento digital, via WhatsApp, com a hashtag #RenegocieRIO; pelo telefone (61) 4004-0001; pelo SMS (com envio pelo BB para interação digital); pela Internet (banner para interação digital); e ainda e-mail marketing. No modelo físico, o atendimento se dará com especialista em negociação de dívidas nas agências polo e nas entidades locais. O lançamento da campanha será as 11h no hotel Sesc Alpina, Rua Cândido Portinari 837, em Teresópolis.
Durante o período da campanha, que vai até 27 de março, o BB vai oferecer propostas pré-aprovadas, com descontos de até 92% para liquidação à vista, de acordo com as condições do cliente e das operações de crédito. Também haverá possibilidade de pagamento a prazo em 36 prestações mensais fixas. Os empresários com débitos existentes na linha de crédito BNDES PER também poderão repactuar suas operações com taxas, prazos e carências diferenciados.
O BB vai disponibilizar toda sua rede de agências e canais online para acolher as propostas dos clientes, que poderão negociar suas operações em atraso, inclusive ajuizadas. Para ampliar sua capacidade de atendimento às micro e pequenas empresas, o Banco vai aumentar sua rede especializada, passando dos atuais 64 para 90 pontos, totalizando mais de 450 profissionais capacitados em MPE no Rio de Janeiro.
Durante a campanha, serão oferecidas modalidades de atendimento digital, via WhatsApp, com a hashtag #RenegocieRIO; pelo telefone (61) 4004-0001; pelo SMS (com envio pelo BB para interação digital); pela Internet (banner para interação digital); e ainda e-mail marketing. No modelo físico, o atendimento se dará com especialista em negociação de dívidas nas agências polo e nas entidades locais. O lançamento da campanha será as 11h no hotel Sesc Alpina, Rua Cândido Portinari 837, em Teresópolis.
Comentários