Por Marina Cardoso

Os brasileiros têm vivido uma peregrinação para receber a renda básica emergencial de R$ 600 destinada aos trabalhadores informais, intermitentes, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados. Ontem, em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), uma multidão se aglomerava em filas em frente às agências da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio. Em Recife, no Pernambuco, as pessoas enfrentaram a espera embaixo de chuva e no meio de alagamentos. Na manhã de ontem foram liberados os saques em dinheiro para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Ao longo desta semana demais retiradas poderão ser feitas.

Na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio, Marco Antonio Silverio, de 47 anos, chegou cedo para guardar o lugar da esposa. "Cheguei por volta das 6h para garantir que ela entraria hoje. Ela só foi atendida lá pelo meio-dia", conta ele, que enfrentará a fila novamente amanhã, dia dele receber o auxílio conforme o cronograma.

Segundo o banco, hoje é a vez dos nascidos em março e abril, enquanto os aniversariantes de maio e junho podem fazer o saque do dinheiro amanhã. Já na quinta-feira, os nascidos em julho e agosto poderão fazer a retirada da renda básica de R$ 600. No mês que vem, no dia 4 de maio, será a vez dos trabalhadores de setembro e outubro e, por fim, no dia 5, os nascidos nos meses de novembro e dezembro.

Para realizar o saque, é preciso acessar o aplicativo Caixa Tem e selecionar a opção "saque sem cartão" e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Para o autônomo Luciano Onofre, 23, a ida até agência não resolveu sua saga. "Estou tentando ter acesso ao dinheiro desde o dia 18, data que deveria ter sido depositado. Porém, me disseram aqui que teria ver no aplicativo Caixa Tem, mas não carrega", desabafa ele.

Reclamações do seguro-desemprego
Publicidade
Além da saga para a renda básica, muitos trabalhadores que tentam dar entrada no seguro-desemprego têm sofrido dificuldades para conseguir concluir o pedido e também se queixam de não conseguir contato pelos canais remotos de atendimento da Caixa. 
Desde a decisão de fechamento das agências do Sistema Nacional do Emprego (SINE), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disse que reforçou os esforços para garantir o atendimento não presencial de solicitação do seguro-desemprego. 
Publicidade
Além do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado no celular, as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail. No Rio é trabalho.rj@mte.gov.br.
Você pode gostar
Comentários