Previdência Social - Anasps
Previdência SocialAnasps
Por O Dia
Rio - O Estado do Rio de Janeiro terá 601 vagas para contração temporária de servidores que vão atuar no atendimento aos segurados do INSS. A capital receberá 184 vagas, Duque de Caxias 32, São Gonçalo 25 e Niterói mais 19, entre outros 61 municípios fluminense. Nesta quinta-feira foi lançado o edital com as regras para selecionar mais de oito mil servidores para vão trabalhar na área de Previdência Social em todo o país. As inscrições serão feitas no período de 4 a 10 de maio.

No estado, as 601 vagas serão distribuídas em 65 municípios. O processo seletivo ocorrerá no formato simplificado para contratar por prazo determinado aposentados pelo regime próprio de Previdência Social da União e de militares inativos das Forças Armadas.

De acordo com o INSS, cada candidato concorrerá exclusivamente para um grupo, vedada a inscrição para mais de um. As atividades específicas são de concorrência exclusiva para aposentados das carreiras de Seguro Social e de Perito Médico Federal, Perito Médico Previdenciário e Supervisor Médico-Pericial.

Conforme o edital, não haverá limite de vagas para os aposentados da carreira do Seguro Social, porém, precisam ter se aposentado nos últimos cinco anos e possuir experiência na análise de benefício. Os militares inativos das Forças Armadas poderão se inscrever para as atividades classificadas como gerais.

No dia 18 de maio será divulgada uma lista com o número total de inscritos no processo e o resultado preliminar. No dia 26 sairá o resultado final em publicação no Diário Oficial da União e nos portais oficiais do governo federal.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 7.400 vagas para atendimento ao público nas agências do INSS e no apoio operacional; 255 vagas para Subsecretaria de Perícia Médica Federal (SMPF); 235 vagas para Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS); 50 vagas para Subsecretaria de Regimes Próprios; e 290 vagas para Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos da Secretaria de Gestão de Pessoal (SGP/DECIPEX).

Do total de vagas destinadas a cada um dos oito grupos, 5% (cinco por cento) serão destinadas preferencialmente a aposentados pelo regime próprio de previdência social da União e a militares inativos das Forças Armadas que se enquadrem como pessoas com deficiência.