Por

O Estado do Maranhão passou a adotar ontem o chamado lockdown - bloqueio máximo na restrição da circulação de pessoas na Ilha de São Luís. O objetivo é tentar conter o aumento do número de infectados e de mortes em função do novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram confirmados 4.530 casos da covid-19 e 271 mortes.

O Maranhão é o primeiro estado brasileiro a determinar o isolamento total, em que quase todas as atividades comerciais não essenciais deixam de ter o funcionamento permitido. Se a determinação for descumprida, haverá multas e outras punições. O lockdown foi adotado após determinação da Justiça, a pedido do Ministério Público do Maranhão, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

As novas regras para a circulação de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais e tráfego de veículos se aplicam também às cidades de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Inicialmente, irão vigorar por dez dias. Ou seja, até o próximo dia 14.

Todos os negócios considerados não essenciais à manutenção da vida e da saúde estão proibidos. A máscara de proteção é obrigatória em locais públicos e de uso coletivo e quem desrespeitar as novas regras do Decreto 35.784 pode ser multado ou sofrer outras punições.

Só quem trabalha em atividade essencial ou que saia de casa por necessidade (ir ao mercado ou a serviço médico) pode circular livremente. Os trabalhadores precisam portar declaração do empregador atestando o tipo de serviço desempenhado. Quem não possui o comprovante, se abordado por agentes de segurança pública, precisará apresentar justificativa verbal, podendo ter que comprová-la. Como ônibus (que funcionarão com pontos reduzidos), táxis e transporte por aplicativo estão liberados, caberá ao passageiro, eventualmente, comprovar o motivo de estar nas ruas.

Você pode gostar
Comentários