Confira como se cadastrar no aplicativo
Confira como se cadastrar no aplicativo "Vagas no Varejo"Arte O DIA
Por Marina Cardoso
Rio - Com o objetivo de minimizar os impactos provocados pela crise da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), recolocar profissionais no mercado de trabalho e preservar a atividade empresarial, 29 entidades ligadas ao segmento varejista decidiram se juntar para lançar a plataforma gratuita 'Vagas no Varejo' para divulgar vagas abertas de trabalho e recrutar profissionais desempregados.  Segundo indicadores do Ibre/FGV, a crise pode deixar até 12,6 milhões de pessoas desempregadas e reduzir em cerca de 15% a renda dos trabalhadores. Até o momento já são 4 mil vagas disponibilizadas na plataforma, e a expectativa é que esse número se eleve para 10 mil nos próximos dias pós-lançamento.
"A iniciativa é importante para os profissionais que perderam postos de trabalho, mas também para o proprietário da empresa, que, muitas vezes, não dispõe de ferramentas eficazes para divulgar suas oportunidades. A ideia é concentrar todas as vagas em um só local. É hora de nos unirmos numa corrente do bem", explica Luis Carlos Marins, presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), que é uma das entidades participantes.
Publicidade
As empresas cadastram as vagas no site www.vagasnovarejo.com.br sem nenhum custo. Elas serão responsáveis por excluir as vagas que forem preenchidas e assinarão um termo no qual se comprometem a não utilizar as informações dos candidatos para qualquer outra finalidade, como venda de produtos ou serviços.
Já para os profissionais é necessário baixar o aplicativo 'Vagas no Varejo', que estará disponível em todas as plataformas móveis (confira no quadro ao lado como se cadastrar). As entrevistas e avaliações serão realizadas online.
Publicidade
Setor supermercadista contrata durante a pandemia de covid-19
Uma das participantes do projeto, a Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj) registrou o cadastro de 523 oportunidades de emprego em apenas dois dias de implementação. Segundo Keila Prates, superintendente da entidade, a plataforma veio para ficar. "Esta conquista ultrapassará o período de isolamento, e se tornará portal de uso contínuo do setor supermercadista, pois até então não tínhamos um meio específico que reunisse todas essas oportunidades. É um legado da quarentena que ficará", afirmou.
Publicidade
Segundo a Asserj, junto às redes associadas, o setor anda aquecido. Considerando o período entre 11 de março e 11 de abril, desde o início do isolamento social foram abertas mais de mil vagas nos supermercados. O setor é um dos poucos que contrata em meio à pandemia. Com a ajuda do programa, a tendência é impulsionar as vagas.
Para Keila, a plataforma será fundamental para aproveitamento da mão de obra que foi desligada, mas é muito qualificada e com experiência no varejo.
Publicidade