Hospital de campanha - Divulgação
Hospital de campanhaDivulgação
Por O Dia

A Vivo, por meio da Fundação Telefônica Vivo, doará R$16,3 milhões para iniciativas de combate aos efeitos do novo coronavírus no Brasil nas áreas de saúde e segurança alimentar. Serão investidos R$ 13 milhões na compra de insumos e equipamentos hospitalares e R$ 3,3 milhões para auxiliar na alimentação de famílias em vulnerabilidade social e crianças em extrema pobreza e que estão sem merenda escolar. A ação beneficiará diretamente nove estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

"Neste momento da pandemia, o foco está nas pessoas e sabemos que o nosso papel pode ir além de manter tudo e todos conectados. Queremos que nossas iniciativas no campo da saúde e da segurança alimentar se somem aos programas já existentes para o combate à Covid-19, pois todos os colaboradores da Vivo estão solidários com o Brasil nesse momento", diz Christian Gebara, presidente da Vivo.

As doações para a área da saúde serão intermediadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das principais instituições de pesquisa e desenvolvimento em saúde pública. Já o valor destinado para segurança alimentar terá a gestão de duas instituições: Comunitas, organização social que tem foco no investimento social privado em apoio às políticas públicas, e Gerando Falcões, que atua dentro de periferias e favelas.

Elas serão responsáveis pela distribuição cestas digitais via cartões alimentação para compra de alimentos para cerca de 60 mil famílias nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, onde a Fundação Telefônica Vivo já desenvolve um programa de formação de professores e alunos de toda a rede escolar pública.

Para o Rio de Janeiro, a empresa doará R$ 3,5 milhões para iniciativas de combate aos efeitos do novo coronavírus no estado nas áreas de saúde e segurança alimentar. Por meio da Fiocruz serão destinados R$2,5 milhões na compra de insumos hospitalares, que apoiarão o Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia, construído na sede da instituição, em Manguinhos.

O hospital tem 200 leitos de unidades intensivas e semi-intensivas. E, em parceria com a Gerando Falcões, que atua dentro de periferias e favelas, mais R$ 1 milhão será utilizado na distribuição de cestas digitais via cartões alimentação, que além de apoiar os moradores em situação de vulnerabilidade social ajudarão a movimentar o comércio local. As comunidades que serão atendidas são: Complexo do Alemão, Morro da Providência, Morro do Gestor, Rio Comprido, Favela Barreira do Vasco, Grajaú, Caju e Manguinhos.

No campo da saúde a empresa passou a oferecer, de forma gratuita, a internet para o primeiro hospital de campanha do Rio de Janeiro, no bairro do Leblon. Construído pela Rede D'Or, o hospital conta com 200 leitos voltados para pacientes do SUS diagnosticados com a covid-19.