"É preciso fazer uma nova solicitação quando houver a necessidade de corrigir informações prestadas anteriormente", informa Tatiana Thomé, vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, em entrevista coletiva.
Para tornar as informações mais claras, toda vez que um pedido for negado por problemas cadastrais, gerando uma análise inconclusiva, o aplicativo irá direcionar a pessoa diretamente para a opção de nova solicitação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (04), pelo Ministério da Cidadania.
Por que o auxílio foi negado?
Tatiana afirma que um dos principais erros ao inserir os dados é a o cadastro familiar divergente. "Vamos supor que uma chefe de família cadastra os parentes que moram no mesmo endereço, mas um dos integrantes da família também se cadastra e não declara os mesmos parentes. Esse é um dos problemas que dá muito erro de cadastro", explica.
Outros motivos pelos quais o auxílio emergencial pode ser negado são quando o sistema entende que a pessoa tem vínculo empregatício ativo, que algum membro da família indicado no pedido veio a óbito, que o cidadão recebe benefício do INSS ou seguro-desemprego, ou que a renda famíliar declarada é superior a três salários mínimos (ou meio salário mínimo por pessoa).
Em todos esses casos, se o benefício for negado e a pessoa apenas contestar a recusa, o problema dificilmente será resolvido, já que os dados cadastrados serão os mesmos. Para corrigir os dados, é preciso realizar uma nova solicitação.
Como fazer uma nova solicitação?
Para não ter nenhum erro, antes de realizar a nova solicitação é preciso conferir se você se encaixa em todas as regras para receber o auxílio emergencial. Além disso, se mais de um membro da família for realizar o pedido, é essencial que os dados sejam os mesmos, com todos os membros cadastrados corretamente.
Para realizar um nova solicitação, é preciso acessar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, e ir até "acompanhe sua solicitação". Depois de inserir seus dados, a tela irá mostrar o motivo pelo qual o benefício foi negado.
Nessa tela, clique em "realizar nova solicitação" e preencha todo o seu cadastro novamente, se atentando aos detalhes.