Trabalhadores em fila para receber socorro de R$ 600 - Cléber Mendes
Trabalhadores em fila para receber socorro de R$ 600Cléber Mendes
Por Maria Clara Matturo*

O saque do auxílio emergencial foi adiantado pela Caixa Econômica Federal. Agora, os beneficiários do terceiro lote, que originalmente poderiam receber a partir do dia 18 de julho, poderão fazer o saque a partir de segunda-feira. O adiantamento vai possibilitar o saque para mais de dois milhões de pessoas de todo Brasil, que tiveram o auxílio aprovado em junho, e ainda vão receber a primeira parcela. 

O calendário de saques para esses beneficiários também será baseado no mês de nascimento. Na segunda-feira, será liberado para os nascidos entre julho e setembro. Já na terça-feira, os aniversariantes do período entre outubro e dezembro terão o auxílio liberado. De acordo com a Caixa, os valores já haviam sido depositados na Conta Poupança Social Digital entre os dias 27 de junho e 4 de julho. Vale lembrar que quando depositado, esse valor é automaticamente transferido para a conta que o beneficiário indicou no cadastro, podendo ser da Caixa ou não.

Como aproveitar o aplicativo Caixa

Aqueles que não quiserem sacar o auxílio, podem usá-lo pelo aplicativo da Caixa, que possibilita desde transferências bancárias até o pagamento de contas como água, luz e telefone. No aplicativo, também é disponibilizado um cartão de débito virtual, que pode ser usado para fazer compras online e também em algumas lojas físicas. Para gerar esse cartão o aplicativo Caixa Tem precisa estar atualizado. Então, o usuário precisa selecionar o ícone "Cartão de Débito Virtual" e digitar a senha de cadastro.

Em seguida, é preciso preencher os seguintes dados pessoais: nome do cidadão, número e validade do cartão, além do código de segurança, e clicar na opção "gerar".O código de segurança gerado no cartão vale para uma compra ou por alguns minutos. Para realizar uma nova compra é preciso gerar um novo código com o mesmo passo a passo.

Nesse mesmo aplicativo, também existe a opção "pague na maquininha", que funciona em lojas físicas habilitadas. Quando a opção "Pague na maquininha", no aplicativo, é selecionada, automaticamente a câmera do celular é aberta. Então, o beneficiário deve  apontar o celular para leitura do QR Code gerado na "maquininha" do estabelecimento.

Procurada, a Caixa não informou quantas pessoas foram beneficiadas no estado do Rio. 

*Estagiária sob supervisão de Martha Imenes

 

Você pode gostar
Comentários