Auxílio emergencialAgência Brasil
Por O Dia
Publicado 22/07/2020 11:42 | Atualizado 22/07/2020 12:49
Rio – Nesta terça-feira, “centena de milhares” de contas poupanças digitais da Caixa Econômica Federal foram bloqueadas após a empresa identificar fraudes no recebimento do auxílio emergencial. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista ao portal InfoMoney, informou que as pessoas que tiveram a conta suspensa já podem pedir o desbloqueio. Para isso, Guimarães esclareceu que essas pessoas precisarão ir presencialmente a uma agência da Caixa, com documentos em mãos, para comprovar a identidade. Diante desta situação, filas enormes voltaram a se formar nas agências da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro nesta quarta-feira.
A Caixa informou que a área de segurança do banco monitora as contas e os acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio das contas. Dessa forma, os usuários do Caixa Tem que receberem a mensagem “Procure uma agência da Caixa com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro” devem seguir essa orientação para a regularização do acesso e da conta.
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"Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará, sim, bloqueada, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", disse o presidente da Caixa ao InfoMoney.
Segundo o presidente da Caixa, irregularidades ocorreram no início do cadastramento dos trabalhadores interessados em receber o auxílio emergencial. A Caixa permitiu que um mesmo aparelho celular pudesse abrir mais de uma conta, já que muitas pessoas não tinham celular, o que foi o “cerne da fraude” e penalizou algumas pessoas honestas.
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Ele informou para o InfoMoney que os responsáveis já foram identificados “e rapidamente serão penalizados”. Além das fraudes, Guimarães explicou que há um grupo de pessoas que, mesmo após ter recebido uma ou mais parcelas, pode ter tido o auxílio bloqueado. Mas, nesse caso, não há relação com golpes.