Caixa abre neste sábado para pagamentos do auxílio emergencial - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Caixa abre neste sábado para pagamentos do auxílio emergencialMarcelo Camargo/Agência Brasil
Por iG - Economia
Brasília - A semana começa com mais uma série de depósitos feitos pela Caixa Econômica Federal, referentes ao auxílio emergencial. O dinheiro será creditado para três grupos de trabalhadores inscritos pelo aplicativo ou pelo site do banco, mas os saques ainda não serão permitidos. Apenas as movimentações pelo app Caixa Tem estarão liberadas. Nesta terça-feira, começarão também os pagamentos do Bolsa Família, neste caso, já com direito a retiradas em espécie.
Além disso, desta segunda-feira até sexta-feira, os trabalhadores que fazem aniversário em novembro e dezembro e tiveram suas contas poupanças sociais digitais bloqueadas por suspeitas de fraude poderão comparecer ao banco com um documento de identidade para fazer o desbloqueio.
Publicidade
Nesta segunda-feira, o banco vai depositar o auxílio para os nascidos em setembro. Na próxima quarta-feira, será a vez de os nascidos em outubro receberem o crédito em suas contas poupanças sociais digitais. Na próxima sexta-feira, serão contemplados os que fazem aniversário em novembro.
Nos três casos, porém, ainda não será possível retirar o dinheiro nem fazer transferências bancárias. Isso quer dizer que, por enquanto, o valor estará disponível apenas para a quitação de contas e o pagamento de compras por cartão de débito virtual ou QR Code (aproximando o celular da maquininha do estabelecimento comercial), via Caixa Tem. Os saques somente estarão autorizados em 5 de setembro (nascidos em setembro) e 12 de setembro (nascidos em outubro e novembro).
Publicidade
Vale destacar que neste grupo há pessoas à espera da primeira, da segunda, da terceira ou da quarta parcela.
Bolsa Família
Publicidade
No caso do Bolsa Família, a Caixa já vai pagar a quinta parcela a todos os beneficiários a partir desta terça-feira. Esses pagamentos serão feitos até o dia 31 de agosto, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) — ou seja, um grupo por dia.Os primeiros serão de de NIS com final 1.
O governo federal já declarou que estuda a possibilidade de pagar mais parcelas do benefício, mas com valor mais baixo, de R$ 200. A proposta, porém, dependerá de tramitação no Congresso Nacional.
Publicidade
FGTS
No caso do saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS, os nascidos em março poderão sacar o dinheiro no próximo sábado. A quantia foi depositada em 13 de julho.