Estudo da Alerj: petróleo e gás natural são pouco aproveitados - Divulgação / Petrobras
Estudo da Alerj: petróleo e gás natural são pouco aproveitadosDivulgação / Petrobras
Por Marina Cardoso

Rio - O governo do Rio divulgou que com a retomada dos investimentos na indústria do petróleo mais de 26 mil vagas de emprego podem ser geradas até 2024 no estado. É o que aponta o Anuário do Petróleo no Rio 2020, lançado pela Firjan. Com as oportunidades que devem ser criadas na área, ODIA ouviu especialistas que indicaram quais as necessidades para se qualificar e como estar preparado para se candidatar às vagas que surgirem. 

Segundo o coordenador de Conteúdo Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Thiago Valejo Rodrigues, o mercado de petróleo é conhecido por ser intensivo em mão de obra e demandar alto volume de investimentos. "É a partir da execução dos projetos que novos empregos são gerados. Existem oportunidades no segmento de exploração e produção, que tem relação próxima de demanda com o mercado naval, e no segmento de refino que, em um primeiro momento, deve demandar o setor de construção civil para projeto de implantação de pequena central de refino", diz.  

A formação técnica profissionalizante é a porta de entrada para o setor e alguns cursos ajudam: perfuração, produção e refino. "Esses cursos técnicos e de qualificação oferecem oportunidade neste mercado", explica Marcia Dórea, pesquisadora da Firjan Senai. 

O profissional precisa cada vez mais se aperfeiçoar com o mundo tecnológico. "Profissionais e estudantes que buscam cursos na área precisarão ter novas disciplinas técnicas para adquirir essa competência digital", explica Cristina Pinho, diretora executiva corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás. 

Cristina acrescenta que ter fluência de idiomas, como inglês, é fundamental, já que esses profissionais vão lidar diariamente com funcionários de diversos países com o investimento que surgirá.

 

Qualificação é porta de entrada para atuar na área
Publicidade
Entre os cursos disponíveis para se qualificar e, posteriormente, atuar no segmento o Senai e o próprio IBP oferecem uma variedade deles. As aulas técnicas de Petroquímica, Automação Industrial, Eletromecânica e de Mecânica da Firjan SENAI, por exemplo, têm aproximadamente 1.200 horas de duração. 
Já os cursos de qualificação profissional, de 160 a 240 horas, como o de Operação de Plantas Industriais. Confira no site www.firjansenai.com.br ou 0800 0231 231. 
Publicidade
Além desses, a Firjan Senai disponibiliza cursos customizados para as empresas, de acordo com as necessidades de aperfeiçoamento dos profissionais.
Já o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás oferece cursos como inspeção em vasos de pressão, atmosferas explosivas: classificação de áreas & ciclos de vida das instalações. As aulas são ministradas por meio do Ensino a distância (EAD). Para saber mais sobre os cursos, confira no link https://www.unibp.com.br/#explore. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários