Apesar do retorno baixo, a poupança continua opção mais popular - Agência Brasil
Apesar do retorno baixo, a poupança continua opção mais popularAgência Brasil
Por Marina Cardoso
Após a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter fechado 2020 em 4,52%, a caderneta de poupança terminou o ano passado sem ganho real, com uma perda negativa de 2,30%. Com isso, o resultado é o pior em rentabilidade real dos últimos 18 anos. 
De acordo com levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, a pior rentabilidade tinha sido registrada em 2002, quando o poupador perdeu 2,90%. O estudo também revelou que foi o segundo ano seguido em que o rendimento do investimento perdeu para a inflação. Em 2019, a caderneta de poupança teve uma perda real de 0,05%, descontado o IPCA. Antes, a última vez o investimento tinha perdido rendimento real aconteceu em 2015. Naquele ano, foi registrado perda de 2,28%.
Publicidade
De acordo com o economista Alessandro Azzoni, a perda de rentabilidade está diretamente ligada ao novo patamar de juros do país. Em razão da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, ter fechado o ano passado em 2% ao ano, a poupança e outros investimentos de renda fixa tiveram os rendimentos diminuídos em 2020.
"Há a regra que se a Selic estiver menor ou igual a 8,5%, o rendimento é de 70% da taxa. Isso quer dizer que a Selic que determina a rentabilidade da poupança ser atrativa ou não", afirma ele. No caso da Selic em um patamar de 2% ao ano, a poupança passou a render 1,4% ao ano ou 0,12% ao mês.
Publicidade
Levantamento  - Reprodução
Levantamento Reprodução
Vale a pena investir na poupança? 
Publicidade
Para quem guarda dinheiro na caderneta, seria a hora de investir em outra aplicação que garanta que o dinheiro não perderá para a inflação. Entretanto, migrar para outras aplicações, como fundos de investimento, é um processo que exige atenção, pois há uma série de fatores que devem ser levados em conta.
"O momento é de buscar outras formas de investimento. Buscar o Tesouro Direto é uma possibilidade, mas é preciso ficar atento aos prazos para não perder a rentabilidade, se necessitar do recurso antes do prazos de investimento. Outra opções são os bancos que oferecem CDB com 150 a 200% da Selic, podendo dobrar a rentabilidade da Selic. Porém, tem Imposto de Renda de 20% sobre a rentabilidade", explica o economista. 
Publicidade
O economista, ainda, destaca que o que desqualifica com um bom investimento é o fato que para garantir a remuneração de 1,40% a.a. o investidor tem que respeitar a data de aniversário. "Isso que dizer se ele precisar do dinheiro investido a qualquer momento pode perder a rentabilidade e ficar inferior ao 1,4% ao ano", explica ele. 
A caderneta continua sendo uma ótima opção de investimento para quem quer fazer alguma reserva para emergências de curto prazo e de forma segura. Isso porque a poupança não incide encargos. Em 2020, a poupança teve captação recorde de R$ 166,31 bilhões. O resultado foi o maior já registrado para um ano desde o início da série histórica, em 1995.
Publicidade
Comparativo de aplicações em 2020
A análise da Economatica sobre investimentos traz outras informações sobre aplicações no ano passado descontados a inflação medida pelo IPCA. O levantamento aponta que o CDI e o Ibovespa também tiveram rentabilidade negativa em 2020. O melhor desempenho foi do ouro, seguido pelo euro, com 49,19% e 34,69%, respectivamente. Veja abaixo o comparativo:
Publicidade
- Ouro: 49,19%
- Euro: 34,69%
- Dólar: 23,36%
- Ibovespa: -1,53%
- CDI: -1,68%
- Poupança: -2,30%
É preciso lembrar que diferentemente dos outros investimentos do comparativo, a rentabilidade da caderneta de poupança é isenta da alíquota de Imposto de Renda, além de não incidir demais encargos.
Publicidade
Para este ano, o mercado financeiro prevê a inflação em 3,34%, de acordo com a última pesquisa Focus do Banco Central. Além disso, os analistas do mercado financeiro projetam a Taxa Selic em 3,25% no final de 2021 e em 4,75% em 2022.