Inmetro vai intensificar fiscalização em postos de combustíveis após crítica de Bolsonaro - Fernando Frazão/Agência Brasil
Inmetro vai intensificar fiscalização em postos de combustíveis após crítica de BolsonaroFernando Frazão/Agência Brasil
Por O Dia
Rio - O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está articulando ações com outros órgãos para intensificar fiscalização nas bombas medidoras. A medida foi anunciada após o presidente Jair Bolsonaro citar, no fim de semana, o órgão como exemplo que não averigua de forma satisfatória os volumes de combustíveis vendidos nos postos revendedores.  
Na ocasião, Bolsonaro falou que a formação de preços dos combustíveis no Brasil é uma caixa preta e criticou também outras instituições, como Receita Federal, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Publicidade
Além do aumento da fiscalização, o Inmetro está em fase final de implantação do regulamento que prevê a certificação digital das bombas de combustíveis. Com a medida, será possível dificultar fraudes durante o abastecimento de veículos nos postos de combustíveis do país.

Segundo o Inmetro, o controle será feito por meio de certificação digital. Um componente instalado na bomba do posto vai checar se a quantidade de energia gerada pela bomba é compatível com o volume de combustível colocado no tanque do veículo. Dessa forma, o motorista poderá verificar, por meio de um aplicativo de celular, se o estabelecimento fraudou a compra. A checagem ocorrerá por assinatura eletrônica.

A data para início da instalação do novo equipamento ainda não foi definida. A troca das bombas será feita de forma gradual pelos postos, sendo imediatamente obrigatória somente em caso de fraudes encontradas e na substituição de equipamentos obsoletos.  
 
Publicidade
*Com informações da Agência Brasil