De acordo com a Receita Federal, foram entregues 14,7 milhões de declarações entre 1º e 22 de abril
De acordo com a Receita Federal, foram entregues 14,7 milhões de declarações entre 1º e 22 de abrilMarcelo Camargo/Agência Brasil
Por Brasil Econômico
A Receita Federal informou que serão abertas nesta quarta-feira (24), a partir das 10h, as consultas a um lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física. No total, R$ 225 milhões serão distribuídos a 136.250 contribuintes em 31 de março. Desse valor, R$ 107 milhões referem-se a grupos prioritários (idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério).
Os lotes residuais são gerados quando os de contribuintes caem na malha fina do IR, mas depois conseguem regularizar a situação.

As consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. O órgão também disponibiliza um aplicativo (e-Processo) para consulta sobre a restituição e a situação do seu CPF.

Malha fina

Publicidade
Em setembro, a Receita Federal informou que 910 mil declarações estavam retidas na malha fina por conta de erros no cadastro.
Entre os principais motivos para cair na malha fina estão:
  1. Omissão de rendimentos
  2. Inconsistências na declaração de despesas médicas.
Publicidade
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário ter em mãos o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Publicidade
Após correção das inconsistências encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora, e então a restituição é feita nos lotes residuais do IR.