Desembargador federal Ferreira Neves regulamentou o projeto
Desembargador federal Ferreira Neves regulamentou o projetoTRF-2
Por
Pensando em agilizar a realização de acordos em processos em grau de recurso na segunda instância, e demandas incluídas nos mutirões de conciliação de toda a 2ª Região, como os referentes ao auxílio emergencial, por exemplo, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) criou um programa de conciliação 100% digital, que já foi, inclusive, regulamentado pelo desembargador federal Ferreira Neves, coordenador do Núcleo de Conciliação e Conflitos. De acordo com o tribunal, o objetivo é e dá sequência ao projeto Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O centro atuará em processos judiciais e reclamações pré-processuais e todas as etapas do atendimento serão realizadas por audiências virtuais.
Na página https://www10.trf2.jus.br/conciliacao/, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região, é possível dar entrada no requerimento.
Além do centro de conciliação 100% digital, o tribunal já avançou em frentes como o Balcão Virtual, que permite o atendimento por videoconferência, e a versão 8.11 do sistema processual e-Proc. Nessa nova versão, o sistema viabiliza a implementação do juízo 100% digital na 2ª Região.
Publicidade
O programa foi regulamentado pelo presidente e pelo vice-presidente do TRF-2, desembargadores federais Reis Friede e Messod Azulay, e pelo corregedor regional, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho.
A partir de agora será possível acessar no link MonitoraPrev dados estatísticos em tempo real sobre ações previdenciárias, e o perfil das pessoas que buscam a Justiça Federal para resolver questões com a Previdência Social. Confira em http://portaldeestatisticas.trf2.gov.br/Pages/PainelIndicadores/PainelMeta9.aspx.