Já o beneficiário que está com o Caixa Tem bloqueado precisa ir até uma agência para regularizar a situação
Já o beneficiário que está com o Caixa Tem bloqueado precisa ir até uma agência para regularizar a situaçãoMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Brasil Econômico
O auxílio emergencial retornou em 2021, com valores menores, mas as filas continuam do mesmo tamanho. O beneficiário que tiver o dinheiro depositado na conta de acordo com calendário antecipado pode optar por outros meios de utilizar o benefício para evitar as horas perdidas na fila da Caixa.
O valor depositado pode ser movimentado pelo próprio aplicativo Caixa Tem, utilizado para consultar o saldo. O programa também conta com opção de pagamento de boletos, compras pela internet ou nas maquininhas por meio do QR Code, que é um gerador de códigos que podem ser lidos pela câmera do celular.
Publicidade
Outra possibilidade é o cadastro em empresas de tecnologia financeira que tem a capacidade de gerar boletos, como o Nubank, por exemplo. Nesses casos, é necessário ficar atento às taxas desses serviços. Outra opção é utilizar o Pix, quando o benefício já estiver sido depositado pela Caixa. 
Já o beneficiário que está com o Caixa Tem bloqueado precisa ir até uma agência para regularizar a situação. As unidades da Caixa abrem das 8h às 13h e é necessário estar com documento com foto para desbloquear o programa.
Publicidade
Já a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h. Há ainda o site https://www.caixa.gov.br/auxilio.
Veja como fazer:

Transferência para outros bancos

Publicidade
Beneficiários do Bolsa Família podem sacar e transferir o valor no mesmo dia em que ele é liberado pela Caixa. Demais beneficiários devem aguardar a data de liberação do saque. Ambos não precisam pagar taxas para liberação.
  1. Acesse o Caixa Tem, coloque a senha e CPF
  2. Clique na opção “Transferir dinheiro”
  3. Escolha a modalidade de transferência
  4. Selecione o banco para qual deseja transferir
  5. Informe a agência, sem o dígito
  6. Clique para prosseguir
  7. Informe o número da conta, sem os zeros à esquerda e o dígito
  8. Agora, informe o dígito
  9. Informe para qual categoria de conta vai transferir
  10. Digite o CPF do titular da conta que vai receber o valor
  11. Informe o nome completo do titular, sem acentos
  12. Coloque o valor que deseja transferir
  13. Confira as informações e confirme

Utilizando o Pix

O beneficiário do auxílio emergencial 2021 pode usar novo sistema que permite fazer pagamentos ou transferir dinheiro para outra pessoa ou empresa instantaneamente.
  • Acesse a opção “Pix”, no menu principal do Caixa Tem
  • Cadastre uma chave, que pode ser seu CPF, seu email, seu celular ou um número aleatório gerado pelo sistema