"Gradualmente a indústria automotiva no Brasil foi se enrijecendo e se limitou à nossa vizinhança", afirmou Guedes sobre a indústria automotiva brasileira.
"Gradualmente a indústria automotiva no Brasil foi se enrijecendo e se limitou à nossa vizinhança", afirmou Guedes sobre a indústria automotiva brasileira.EDU ANDRADE/Ascom/ME
Por O Dia
Brasília - O ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou nesta quarta-feira (28) que a equipe econômica deve lançar novos programas em breve, como o Bônus de Inclusão Produtiva (BIP), uma espécie de incentivo a trabalhadores informais.
O BIP é o nome fantasia do governo para o chamado imposto de renda negativo, instrumento de transferência de renda para quem está trabalhando na informalidade e ganha menos do que um salário mínimo. O BIP seria destinado aos trabalhadores "invisíveis" e estaria associado à nova Carteira Verde Amarela, com menos encargos para a contratação. "Não é só o problema do mercado formal de trabalho. O BIP é para ajudar os invisíveis", disse Guedes.

Já o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse que BIP em estudo pelo governo é um complemento à decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o benefício assistencial, que é da competência do Ministério da Cidadania.
Publicidade
"Da nossa parte, seria uma proteção específica ao mercado informal de trabalho. Ainda estamos elaborando os pontos fiscal e orçamentários. Não é trivial. Vamos terminar os estudos e levar ao ministro Paulo Guedes e ao presidente da República antes de falarmos em detalhes", esclareceu. 
 
Publicidade
*Com informações do Estadão Conteúdo