Publicado 10/09/2021 00:00
Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Nesse caso, o segurado deve comparecer ao banco em que recebe o pagamento. Lá, fará a comprovação de vida e o pagamento será liberado na mesma hora. É importante procurar o banco o quanto antes. Caso o beneficiário possua biometria cadastrada no TSE ou no Detran, poderá fazer a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS, sem ir ao banco.
Em último caso, se a pessoa não conseguir fazer prova de vida diretamente na rede bancária ou aplicativo Meu INSS, deve entrar em contato com a Central 135 para que seja agendado atendimento em agência da Previdência.
Após a suspensão do pagamento, se a prova de vida não for feita em até seis meses, o benefício será cessado. Nesse caso, é preciso que o segurado solicite a reativação pelo Meu INSS.
O pedido será analisado pelo INSS dentro dos prazos legais e, após aprovado, o pagamento pode ser liberado em até 72h. O serviço leva, em média, 40 dias para ser concluído. O ideal é ficar atento aos prazos para fazer a prova de vida assim que possível.
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