Publicado 30/09/2021 16:31
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou pela segunda vez o projeto-piloto do Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP). O programa visa gerar pontos aos servidores que baterem metas. Com isso, o objetivo é diminuir a longa fila de espera de pedidos e ainda melhorar o atendimento do instituto. A portaria foi publicada nesta quarta-feira, 29, no Diário Oficial da União, e agora o projeto vai até o dia 31 de outubro.
Com o objetivo de reduzir a fila de pedidos, o órgão quer diminuir a demanda pela concessão ou pela revisão de benefícios. Em julho, segundo o INSS, a fila de pedidos era de 1.823.972 e, por mês, cerca de 800 mil novos pedidos chegam as nossas centrais de análise.
por mês, há a entrada de mais de 500 mil requerimentos para abranger benefícios, por exemplo, pensão por morte, aposentadoria e incapacidade temporária.
Em nota, o INSS afirmou que o projeto foi prorrogado visando melhor acompanhamento e avaliação das diretrizes traçadas. "O programa trouxe melhoria no atendimento ao segurado devido a melhor gestão da agenda e assim um maior número de atendimentos", afirmou, em nota.
O projeto começou em julho e tinha duração de 60 dias, mas foi prorrogado em agosto e acabaria nesta quinta-feira. O órgão há havia informado que, ao final do programa, um cômite gestor fará a avaliação para definir sobre a ampliação em nível nacional.
De acordo com o programa, os servidores que trabalham no atendimento presencial devem acumular metas diárias ou também com a complementação de tarefas analisadas na parte administrativa das agências da Previdência Social.
A portaria estabelece também que os servidores participantes, que atendem diretamente e indiretamente ao público, devem cumprir as seguintes metas diárias: de 4,27 pontos, quando possuírem jornada de 40 horas semanais e de 3,20 pontos, quando possuírem jornada deframe-src="/2020/offline/install-sw.html" layout="nodisplay">
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