Publicado 26/10/2021 10:37
Rio - Um levantamento do CDLRio e do SindilojasRio mostra que 95% das lojas físicas consultadas no município do Rio pretendem participar da Black Friday, que será no dia 26 de novembro. O número representa um aumento de 10% em relação a 2020. Mais de 90% dos lojistas entrevistados acreditam que a promoção pode incrementar as vendas em até 6%, com oferecimento de descontos não apenas no dia, mas ao longo da semana. Os lojistas consideram que eletrodomésticos, eletrônicos/informática, smartphones, moda e artigos para casa e decoração serão os produtos mais procurados.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do SindilojasRio, que juntos representam mais de 30 mil lojistas, o resultado das vendas de alguns produtos da promoção no ano passado igualou-se em alguns casos às vendas natalinas e a antecipação da data também é uma forma de atrair clientes em tempos de crise.
"Numa época de grande dificuldade econômica como a que estamos vivenciando atualmente no país, principalmente por conta da pandemia, a Black Friday representa uma boa ferramenta de marketing e uma excelente oportunidade para oferecer promoções. Mas, devido à proximidade com o Natal, há sempre o risco de afetar as vendas de fim de ano, de tal modo que os descontos estimulem os consumidores a anteciparem suas compras das festas natalinas. Caberá a cada lojista, dependendo do seu segmento e do seu público alvo, avaliar e dosar os preços promocionais, de forma a obter bons resultados sem prejudicar o movimento nas lojas no período natalino", explica Aldo.
Ainda de acordo com o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, no ano passado mais de 30% preferiram comprar nas lojas físicas durante a Black Friday. "A principal justificativa é levar a mercadoria na hora, além da possibilidade de negociar mais desconto", concluí Aldo.
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