Programação de festival também terá atrações musicais e gastronômicas
 - Divulgação
Programação de festival também terá atrações musicais e gastronômicas Divulgação
Por RENAN SCHUINDT

Rio - A partir das 16h desta quarta-feira, o Rio se transforma na capital mundial das cervejas artesanais. Em sua 6ª edição, o Mondial de La Bière reúne mais de 120 cervejarias de todo o mundo até domingo, no Pier Mauá. Em cinco dias de evento, a organização estima receber um público de cerca de 50 mil pessoas (confira a programação completa abaixo). O Mondial de La Bière acontece no Pier Mauá, nos Armazéns 2, 3 e 4, na Avenida Rodrigues Alves 10, Saúde. Ingressos podem ser obtidos pelo site www.mondialdelabiererio.com.

A bebida virou a queridinha dos brasileiros. O país hoje aparece como o terceiro maior produtor de cervejas artesanais, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o número de fabricantes aumentou 38% no ano passado.

No evento, os expositores poderão participar do MBeer Contest Brazil, competição baseada em uma degustação às cegas e sem qualquer informação sobre o produto. Um júri composto de profissionais internacionais e nacionais irá selecionar os melhores rótulos nas categorias ouro e platina. Os visitantes também poderão votar em suas preferidas no MBeer Contest Público.

Organizadores esperam receber mais de 50 mil pessoas em cinco dias de festa. Além de experimentar, público vai eleger as melhores cervejas - Divulgação

De acordo com Luana Cloper, diretora do evento, o Mondial de la Bière é a plataforma que une todas as pontas do mercado. "Esse é o grande encontro entre as cervejarias que produzem, os consumidores que apreciam, os empresários que investem e as instituições que promovem conhecimento", diz.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

O crescimento no consumo e produção de cerveja artesanal impulsionou o mercado cervejeiro. Com o número crescente de interessados no segmento, vários eventos focados na bebida, como festivais, seminários e congressos, despontaram no calendário nacional e internacional. O número de postos de trabalho também acompanha o crescimento. Em 2010, o setor gerava 30 mil empregos no país. Em 2016, o índice subiu para 36 mil vagas.

FATURAMENTO

No ano passado, o faturamento cresceu 1,6%, impulsionado pelo crescimento de 30% das vendas de cervejas premium e artesanais. Os índices confirmam uma tendência mundial de beber menos e com maior qualidade. Em todo o país, são 700 microcervejarias com produção industrial própria. Uma delas é a Mistura Clássica. Nesta edição, seus fundadores vão apresentar a Layla, que ficou três meses dentro de um barril no fundo do mar de Angra dos Reis antes de ir para as tulipas dos participantes. Já a mineira Backer, além dos rótulos, também vai lançar um cigarro de palha artesanal feito exclusivamente com ervas cervejeiras. Entre elas, a flor do lúpulo. Na programação, DJs, bandas de folk, jazz, reggae e rock prometem agitar o público.

A PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA A PARTIR DAS 16H - Concurso MBeer Contest Brazil Festa Rockcetera com DJ João Maizena, Banda Metais Pesados, Manni canta Amy e Corcel Mágico.

QUINTA-FEIRA A PARTIR DAS 16H - Festa Rockcetera com DJ Bruno Caravelos e Don Pablito, Dois ou Dez, Jackstone e Pepper Spray

SEXTA-FEIRA A PARTIR DAS 14H - Festa Rockcetera com DJ Bruno Caravelos e bandas Animals, Tailten, Vênus Café e Tchopu

SÁBADO A PARTIR DAS 14H - Festa Rockcetera com DJ Bruno Caravelos e bandas Papagaio Sabido, Mouse Beer, Black Bird e Capitão Rob

DOMINGO A PARTIR DAS 14H - Festa Rockcetera com DJ Mary Dee e bandas Fuze, Punching Namard, Protocolo B e Baile do Zen

Você pode gostar
Comentários