Programação didática do curso é focada em páginas web responsivas - Divulgação
Programação didática do curso é focada em páginas web responsivasDivulgação
Por O Dia

O projeto Vai na Web abre hoje inscrições para o curso gratuito de programação de sites, sistemas e aplicativos. As aulas de tecnologia são voltadas para moradores das regiões dos Morro dos Prazeres e do Complexo do Alemão. Serão 20 vagas em cada comunidade para jovens entre 16 e 29 anos, preferencialmente. O link de inscrição está disponível nas redes sociais do Vai na Web. 

Após a confirmação da inscrição, será feita uma entrevista presencial com os interessados. As aulas terão início no dia 17 de junho, e são focadas em construção de sites e interfaces digitais. Elas serão divididas em dois módulos, que totalizam 288 horas de capacitação.

Projeto oferece a jovens do Morro dos Prazeres e Complexo do Alemão curso gratuito de programação de sites, sistemas e aplicativos - Divulgação

Na primeira etapa, os estudantes irão aprender sobre páginas web responsivas, com instruções sobre as linguagens HTML5, CSS3 e sobre design responsivo. Já o módulo 2 é dedicado ao estudo das interfaces interativas, com foco em JavaScript.

Mercado de trabalho

Segundo Aline Fróes, cofundadora do programa Vai na Web, cerca de 45% dos alunos saem do curso com emprego garantido. "As empresas sabem que o pensamento digital e diversidade ajudam a impulsionar o trabalho e é nisto que apostamos", diz Aline.

Aluna do curso no ano passado, Anna Beatriz Araújo conseguiu emprego em uma startup de São Paulo."Me apaixonei pela programação e tudo isso só aconteceu na minha vida por causa do Vai na Web. O projeto abriu muitas portas para mim", conta Anna, que fez o curso no Complexo do Alemão.

Para Aline Fróes, as boas chances de ingressar no mercado estão relacionadas à demanda do mercado por profissionais de tecnologia. "Segundo um estudo da Cisco Systems, mais de 400 mil postos de trabalho na área de TI ficarão sem ser preenchidos só em 2019", diz. 

Projeto oferece a jovens do Morro dos Prazeres e Complexo do Alemão curso gratuito de programação de sites, sistemas e aplicativos - Divulgação

Impacto social

Em parceria com estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, alunos do Vai na Web acabam de desenvolver o aplicativo Match4Action, que conecta voluntários a iniciativas sociais no mundo todo.

Duração

Os módulos 'Páginas web responsivas' e 'Interfaces interativas' têm carga horária de 144 horas cada. As aulas serão às terças, quintas e sextas-feiras, em dois horários: manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 17h).

Você pode gostar
Comentários