A rede Mundial está com oportunidades em pelo menos 20 lojas - Marina Cardoso
A rede Mundial está com oportunidades em pelo menos 20 lojasMarina Cardoso
Por Marina Cardoso

Rio - O varejo é um dos setores que mais vem empregando trabalhadores no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), o setor só fica atrás apenas de cargos governamentais. Diante da taxa de desemprego que atinge 13,2 milhões de pessoas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), os postos que abrem são uma oportunidade para quem está em busca de uma ocupação. Nesta semana, há mais de 1,2 mil vagas disponíveis no segmento. 

De acordo com Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, o varejo apresenta vantagens como a facilidade no acesso às vagas. "O setor tem características que destoa das demais, como as barreiras de entrada que são relativamente baixas. É um setor que mesmo nas crises oferece oportunidades se comparado aos outros", explica.

Projeção de mais vagas

A projeção do setor é de aumento nas vagas no segundo semestre deste ano. "Há uma perspectiva de crescimento de 3,5% nas vendas no comércio para o segundo semestre. Com o crescimento das vendas, consequentemente, temos expansão do mercado e surgimento de novas chances no setor varejista", avalia.

Para quem está em busca de uma oportunidade de emprego, o Supermercados Mundial, por exemplo, está com inscrições abertas para pessoas com deficiência para a nova filial em Niterói, prevista para inaugurar no meio deste ano. 

As oportunidades são para diversos cargos e o período de trabalho é das 9h às 17h20. O candidato deve possuir laudo do especialista da doença, com a descrição da mesma e o número do CID. Para se candidatar, é preciso ser maior de 18 anos e não é necessário ter experiência profissional. 

Quem também ainda está com oportunidades é a Lojas Americanas. A empresa prorrogou as inscrições para 300 vagas de emprego até o próximo dia 14 deste mês. As chances são para o cargo de auxiliar de loja.

Para concorrer, os candidatos devem ter a partir de 18 anos de idade e Ensino Médio completo. A companhia valoriza profissionais que tenham afinidade com o mercado de varejo e facilidade em lidar com o público. 

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais do estado, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), está com mais de 500 vagas disponíveis para o setor varejista. Há oportunidades para a capital carioca, Região Metropolitana e para o interior do estado.

Simpatia na entrevista

Para Cicero Andrade, especialista em carreiras, o candidato à vagas no setor de varejo além de ter um currículo bem organizado e se vestir adequadamente para a entrevista de emprego, precisa demonstrar cordialidade e simpatia ao fazer contato com o empregador. "A maioria das vagas é para trabalhar diretamente com o público. Por isso, o entrevistador vai perceber se o candidato está apto e se enquadra no que está buscando como funcionário para representar a sua empresa", explica Andrade.

Além disso, para a entrevista, o especialista afirma a necessidade do candidato pesquisar sobre a empresa, pois assim o entrevistador saberá se ele está alinhado aos valores da empresa. "Deve pesquisar na internet informações sobre onde pretende trabalhar e histórias que caracterizem trabalho no setor", orienta o especialista.

Oportunidades

- Mundial

Os interessados devem entrar em contato com o Márcio Luiz Mendonça no setor de Responsabilidade Social pelo telefone (21) 2131-7001.

- Lojas Americanas

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h na unidade da Rua do Passeio 56, na Cinelândia, no Centro do Rio. Os interessados podem se candidatar até o dia 14 deste mês.

- Sine-RJ

Para concorrer às vagas oferecidas, interessados podem se inscrever nos postos Sine-RJ. O candidato também pode se cadastrar para as oportunidades por meio do aplicativo Sine Fácil ou pelo site Emprega Brasil através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/

Você pode gostar
Comentários