Plataformas que aproximam empresas e clientes ganham força no mercado

Sites e aplicativos ajudam empreendedores e freelancers a conseguir trabalho

Por O Dia

Na EasyMovie, clientes cadastram o briefing do vídeo que precisam e recebem orçamentos de produtores
Na EasyMovie, clientes cadastram o briefing do vídeo que precisam e recebem orçamentos de produtores -
O número de empreendedores não para de crescer no país. Segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que monitora a atividade empreendedora em mais de 60 países, a quantidade de brasileiros que decidiram apostar no próprio negócio cresceu 237,7% entre 2007 e 2017, saltando de 14,6 milhões para 49,3 milhões de pessoas. Em paralelo a esse movimento, ganharam força as companhias especializadas em conectar empresas ou profissionais freelancers com clientes. Elas operam por meio de sites e aplicativos de celular, onde fazem a ponte entre produtores e consumidores.
Criada em 2011, a empresa Moda na Web (http://www.modanaweb.com.br/) aproxima fabricantes de revendedores de roupas. Segundo Rogério Oliveira, criador do Moda na Web, há duas formas de as marcas oferecem produtos no site: por meio de um catálogo virtual ou de um marketplace em que a empresa gerencia toda a operação de venda, desde o marketing e o relacionamento com os compradores à entrega do produto e fidelização do cliente.
"Nosso marketplace é dedicado à compra e venda de roupas no atacado. Atendemos o fabricante que está com dificuldades de escoar a produção e, do outro lado, o empreendedor que atua como revendedor. Pode ser a pessoa que já tem uma loja multimarcas ou que pretende entrar nesse mercado", explica Rogério Oliveira.
O site Moda na Web conecta o fabricante de roupas aos revendedores - Reprodução
Segundo o empresário, há mais de cinco mil revendedores gerando renda por meio do site Moda na Web. A maior parte deles é formada por pequenos empreendedores. "Para esse público fornecemos uma série de dicas para que consigam conquistar consumidores finais. Uma delas é criar uma marca própria para revender as roupas. Muitas empresas que hoje são destaque no mercado começaram assim", diz.
No setor audiovisual, a EasyMovie (http://www.easymovie.com.br/) conecta produtores de vídeos a clientes. Por meio da plataforma, qualquer empresa pode solicitar a produção de um vídeo ao enviar um briefing por texto ou por mensagem de áudio. Em poucas horas o cliente começa a receber orçamentos de diferentes produtores, escolhe a melhor proposta e passa a acompanhar todo o processo de produção de vídeo.
"Oferecemos uma verdadeira experiência em criação de vídeos para o cliente. Queremos, por meio da tecnologia, otimizar processos normalmente morosos e desorganizados", diz Murillo Alcantara, criador da EasyMovie.
Já a Workana (http://www.workana.com/) ajuda o freelancer a conseguir trabalho. Para Guillermo Bracciaforte, cofundandor da plataforma, a atividade freelance é uma boa alternativa para gerar renda: "A dica é se qualificar para fazer a diferença".
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Na EasyMovie, clientes cadastram o briefing do vídeo que precisam e recebem orçamentos de produtores Divulgação
O site Moda na Web conecta o fabricante de roupas aos revendedores Reprodução

Comentários