Por O Dia
Rio - Em meio à crise provocada por conta do coronavírus, a Ocyan e a Cooperativa Maravilha, na região portuária do Rio, se uniram para estimular a geração de renda em comunidades do Rio. As empresas vão apoiar um curso online de corte e costura, que será gratuito e contará com 40 vagas. As inscrições vão até o dia 17 deste mês.
As inscrições para o curso são gratuitas e terão prioridade os moradores das comunidades da região como o Morro da Providência, Morro do Pinto e da Conceição. As aulas estão previstas para começar na semana do dia 18 deste mês. Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos, possuir uma máquina de costura doméstica e acesso à internet.
Publicidade
O curso terá a duração de três meses, sendo duas sessões semanais com duas horas de duração por sessão, via plataforma Google Classroom. O conteúdo alternará aulas gravadas e ao vivo, com possibilidade do participante interagir com as instrutoras e esclarecer dúvidas. Entre os temas abordados estarão ainda noções de empreendedorismo e até pequenos reparos no maquinário. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.

“Além do investimento na organização deste curso, cada participante que concluir o treinamento terá a garantia de que, pelo menos, 500 máscaras serão compradas pela Ocyan por mês, pelo período de 3 meses. O tecido para essa produção também será fornecido pela empresa”, explica Nir Lander, diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan.
Para Raquel Spinelli, fundadora da Cooperativa Maravilha, que já produz máscaras, a parceria será importante para a comunidade. “Sempre buscamos o apoio e as parcerias com empresas para viabilizar os cursos. Ter a Ocyan conosco vai garantir que os alunos conheçam todo o processo e técnicas que permitem a produção de várias peças ao mesmo tempo. Com isso, a produtividade e o ganho diário tendem a crescer”, pondera.
Publicidade
Para se inscrever, o interessado precisa enviar e-mail para o endereço coop.maravilha@gmail.com solicitando a participação. Depois, basta aguardar o recebimento de um formulário online que deve ser preenchido.