Por O Dia
Rio - Dados do Instituto Brasileiro de Aprendizagem - o Saber - indicam que 52% de jovens do programa “Jovem Aprendiz” tiveram seus contratos suspensos. Na contramão deste cenário e em razão da insegurança do momento atual provocada pela pandemia do coronavírus, a Capemisa Seguradora decidiu prorrogar seus contratos por mais quatro meses.
O programa da Capemisa tem como objetivo contribuir para a inclusão social do jovem entre 14 e 24 anos com o primeiro emprego, desenvolver competências para o mundo corporativo e combater a evasão escolar, uma vez que o projeto tem o compromisso da capacitação prática e teórica.
Publicidade
Para a gerente de RH da empresa, Patrícia Pacheco, a continuidade das atividades em casa permitiu que esses jovens pudessem permanecer ativos e assistidos em plena pandemia, reforçando o comprometimento da empresa com o programa e com a formação deste grupo. 
“Olhamos para o nosso colaborador, incluindo esses jovens aprendizes que integram nosso programa. Mapeamos as atividades exercidas por eles e adaptamos para que fossem realizadas em home office. Eles puderam buscar suas cadeiras, o computador e ainda ganharam um subsídio para a contratação de internet. Não basta garantir a remuneração desses jovens. Nosso esforço também está em prepará-los para o mercado de trabalho em um momento em que profissionais precisam se reinventar", explica Patrícia.
Publicidade
Os jovens do programa têm um histórico de vulnerabilidade social e são assistidos pelo Lar Fabiano de Cristo, a obra social apoiada pela Capemisa. Neste período, eles vêm recebendo acompanhamento de lideranças e monitores de forma remota e também têm aulas online seguindo o programa da instituição.
Uma das jovens que faz parte do programa é Alexia Paiva Abreu, de 20 anos. Ela teve seu primeiro contato com o mundo corporativo. “Quando fui aprovada pelo processo seletivo, fiquei muito feliz. Primeiro eu aprendi sobre a rotina e os processos da empresa, auxiliando nas atividades de diferentes setores. Hoje, depois de quase 2 anos, sou Jovem Aprendiz no setor de Regulamentação de Sinistros da seguradora e percebo meu crescimento profissional e pessoal”, diz a jovem, que mora em Jacarepaguá e sonha em ingressar na universidade para o curso de Biologia.