Rio - Estudar pela internet com acesso à videoaula na modalidade de Ensino a Distância é uma tendência cada vez mais consolidada. A geração que persegue vagas em universidades, via Enem, sabe bem como é isso. Em meio a essa contexto, a plataforma Descomplica se apresenta como alternativa de educação online para o vestibulando. Em sete anos de atividade, mais de 28 mil vídeos foram produzidos, com aulas diárias, dadas por um time de professores das melhores instituições de ensino do país.
O site teve uma audiência de 49 milhões de usuários no segundo semestre do ano passado, com média de cerca de seis milhões de assinantes por mês. Nas redes sociais, são dois milhões de seguidores (Facebook, Instagram e Twitter) e mais de 67 milhões de views no Youtube. No Descomplica, o aluno encontra conteúdos do Ensino Médio e correção de redações. O acesso é liberado mediante a contratação de planos, mensal ou anual, com preços que partem de R$ 29,90. Uma vez contratado um pacote, o estudante pode assistir aos vídeos quando quiser.

A didática aplicada pela plataforma foi fundamental para André Novaes, aluno da escola Dínamis, de 18 anos, aprovado em ciencias contábeis na USP, além de estar esperando reclassificações na UFMG e Unicamp. O estudante destaca a facilidade do modelo para elaborar um plano de estudos. “Eu fazia simulados e errava algumas questões. Aí, era só procurar na plataforma o que precisava reforçar e assistir o conteúdo. Era bem fácil encontrar”, lembra. Ele ainda destaca o leque de opções dentro do mesmo assunto. “Eles têm mais de um professor para cada disciplina. Quando não entendia direito o que um professor ensinava, eu assistia ao vídeo de outro”.
ORGANIZAÇÃO PARA ESTUDAR
O estudante também reconhece a importância do ‘GEP’, o Guia do Estudo Perfeito, como decisivo na sua aprovação. Trata-se de um módulo do Descomplica composto por aulas de orientação educional. “É um modelo muito interessante, que me ajudou bastante. São aulas que falam sobre organização para estudar, que me permitiram ter muito progresso”, declara André.
Longe do Rio, Tiago Silva, de 20 anos, também conquistou sua vaga na faculdade pelo Descomplica. Ele foi aprovado em 1º lugar em Comunicação Social na Universidade Federal de Mato Grosso. O mais interessante é a história que resultou nesta aprovação. O estudante já fazia Publicidade e Propaganda numa instituição privada quando soube que seu pai o havia inscrito no Enem sem seu conhecimento. Como já tinha experiência em consursos, decidiu ingressar numa maratona de estudos menos de um mês de estudos, a partir de 12 de outubro — o exame seria aplicado nos dias 5 e 6 de novembro.
“Tive uma rotina frenética. Acordava às 8h e estudava até meia-noite. Estudava por diversos planos do Descomplica (regular + Empurrão para o Enem, Resumo Enem, Medicina para os fortes e Matemática sem problemas). Tudo ao mesmo tempo. Almoçava e jantava na frente do computador. Minha avó pedia para respirar, para parar um pouco e descansar, mas tinha menos de 30 dias para me preparar para o exame”, contou Tiago.
O estudante também destacou a disponibilidade da plataforma. “A vantagem de estudar no Descomplica é a flexibilidade. É poder ter acesso às aulas a qualquer hora e em qualquer lugar, além de as aulas serem incrivelmente legais. O estudo online é muito mais fácil, é mais tranquilo”, argumenta.