Por leandro.eiro

Rio - Foi aberta uma porta de entrada para o mercado de trabalho, destinada a quem não costuma ter oportunidades de qualificação profissional. O programa de responsabilidade social Amigo do Seguro, da Escola Nacional de Seguros, abriu 30 vagas gratuitas para o curso de Iniciação ao Trabalho no Rio. A iniciativa é destinada a estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas, com idades entre 16 e 20 anos. As inscrições ficam abertas até 2 de junho. O curso vai ocorrer entre julho e agosto.

Inscrições se encerram no mês que vem. Aulas começam em julho e se estendem até agosto deste anoDivulgação

O aprendizado inclui conceitos básicos de seguros, orientação profissional, atendimento ao cliente, rotinas administrativas, matemática financeira, Língua Portuguesa e técnicas de vendas. Os alunos ainda recebem material, camiseta, vale-transporte, lanche e certificado de conclusão para aqueles que tiverem frequência superior a 80%.

Depois da conclusão do curso, esses jovens são cadastrados em um banco de talentos, com perspectiva de aproveitamento no mercado. A própria Escola Nacional de Seguros entra em contato com empresas do setor.

Em 15 anos, o programa já capacitou 3,2 mil alunos de escolas públicas — média de mais de 200 estudantes por ano. Muitos acabaram recrutados por seguradoras e corretoras. É o caso de Aline Barbosa da Costa, 20 anos. A moradora de Nilópolis fez o curso no ano passado. Após concluir as aulas, ela conseguiu trabalho na SulAmérica Seguros, como aprendiz administrativo. “Estou pondo em prática o que aprendi sobre ferramentas necessárias para a rotina administrativa, como criar e analisar planilhas de Excel”. Além do Rio, o curso passou por São Paulo, Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Recife e Teresina em 2016.

Para Tatiana Freire, responsável pelo Amigo do Seguro na Escola, a participação das companhias do setor é fundamental para a expansão do programa, destinado a pessoas de baixa renda. “A cada ano, nós ampliamos a nossa meta de absorção dos jovens no mercado de trabalho. Queremos ir além da qualificação, oferecendo a eles uma oportunidade real de carreira”.

O programa

Ao final de cada ano, as empresas que mais admitem jovens capacitados pelo programa recebem o selo de Certificação Anual das Empresas Amigas do Seguro, concedido pela Escola Nacional de Seguros.

Inscrições podem ser feitas na Avenida Rio Branco 277 - sala 201, Centro do Rio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3094-1011/ 1013 ou pelo e-mail amigodoseguro@funenseg.org.br

Você pode gostar