Por leandro.eiro

Rio - Amanhã, será inaugurado um laboratório voltado para a formação e qualificação de joalheiros, numa parceria entre o Sistema Firjan e a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (AjoRio). Instalado na unidade Maracanã do Sesi/Senai, o centro vai contar com tecnologia de ponta inédita em outras escolas do Brasil e vai oferecer cursos com todas as etapas de processamento da fabricação da joia, desde a modelagem até a fundição em um polo de referência e pesquisa para a indústria de joalherias.

Centro vai permitir aumento da competitividade%2C produtividade e melhora da qualidadeDivulgação

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 4 milhões em um centro com sete laboratórios, que ocupa uma área de 250 metros quadrados. Além disso, vai contar com maquinário de ponta, disponível atualmente no mercado para cravação e fundição. A ideia é promover as melhores práticas, proporcionando alta tecnologia, inacessível ao pequeno produtor. “Queremos promover uma maior aproximação entre a indústria e a escola. Não será só para suprir a necessidade de formação de profissionais, mas também ser um centro de referência em inovação, onde novas tecnologias poderão ser testadas”, explicou a presidente da AjoRio, Carla Pinheiro.

Melhor qualidade

A expectativa, segundo ela, é que o centro permita aumento da produtividade, da competitividade e melhora da qualidade do produto final. Os profissionais que vão atuar na capacitação têm experiência de décadas à frente das grandes joalheiras do Rio, como Antonio Bernardo, Amsterdam Sauer e H.Stern.

Segundo a supervisora do Laboratório, Eliana Andrello, os cursos vão abranger todas as etapas da industrialização, desde a modelagem em 3D até os processos finais de industrialização. “Atualizamos o portfólio de cursos para que estejam adequados à nova realidade da indústria. Temos equipamentos e laboratórios para o desenvolvimento de todo o processamento da joia, desde a modelagem até a finalização do produto”, diz a especialista.

Você pode gostar