Por leandro.eiro

Rio - Os tempos estão bicudos e quem pretende fazer planejamento de seu caminho profissional encontra cada vez mais dificuldades diante das incertezas da economia brasileira. Como o mercado de trabalho vai estar daqui a dois, quatro meses, um ano? Ninguém sabe. O que fazer para tentar se antecipar e antever o cenário do país?

Arriscar uma resposta é quase como tentar adivinhar os números da loteria. Mas há algumas providências que certamente vão ajudar qualquer que seja o destino da economia e da política, e não é preciso ser profeta para antecipá-las. Aí vão algumas sugestões:

Estude - Quando a economia está aquecida, o volume de trabalho aumenta tanto que muitas vezes não é possível arranjar tempo para adquirir novos conhecimentos. Estudar é sempre um bom recurso para ter qualidades e diferenciais importantes quando tudo voltar ao normal. Nessa época de vacas magras, pode ser mais fácil para alguns arranjar tempo para frequentar as aulas e ler os livros necessários.

Atualize-se - É sempre bom renovar os conhecimentos que já temos. Desde que surgiu a internet, as mudanças passaram a acontecer em uma velocidade muito maior. Há um risco grande de ficarmos satisfeitos com aquilo que aprendemos tempos atrás e abrirmos mão da atualização. Na crise, isso pode ser feito.

Bússola

Outra dica para colocar em prática nesses tempos de aperto total: Aprender com o erro - Seja qual for seu campo profissional, você deve conhecer algum caso de gente que fracassou por conta da crise. Não se deve apenas lamentar esses fatos. Tentar conhecer em detalhes o que deu errado, quais planos foram feitos antes de se chegar à conclusão de que a vaca estava indo para o brejo. E saber se houve um diagnóstico rápido quando se descobriu os problemas. Esse será um ótimo aprendizado.

Outra sugestão que pode ser interessante: Aprenda com o acerto - No meio do furacão, a maioria dos profissionais se dá mal, mas uma minoria consegue manter a carreira em bom nível. Conhecer a trajetória destas exceções é algo que pode trazer muitos benefícios. Estudar cada caso, saber detalhes de cada decisão, é um aprendizado e tanto. Esse será um manancial importante de informações a que você poderá recorrer quando tiver dificuldade.

A pior coisa a fazer no meio da crise é apenas deixar-se levar e ficar somente lamentando as dificuldades. É preciso lembrar sempre que, por mais que as dificuldades econômicas e políticas perdurem (no Brasil, parece que não vão acabar nunca), um dia elas serão superadas. Usar esse momento de impasse para aprender, se atualizar e estudar os casos de sucesso e fracasso pode fazer com que você esteja melhor preparado quando, finalmente, a crise passar.

Você pode gostar