Por leandro.eiro

Rio - Os produtos de marca própria conquistam cada vez mais espaço nas prateleiras e gôndolas de grandes, médios e pequenos supermercados no Brasil. Marca própria é aquela que pertence ao supermercado em que se compra o produto, que pode não ser fabricado por ele. Ela pode ter o mesmo nome da empresa ou usar outro nome associado indiretamente a ele. Pesquisa feita pela KantarWorldpanel apontou que os europeus lideram no quesito de consumo destes produtos. O estudo mostrou que 52 milhões de lares no mundo consomem mercadorias de marca própria, e a Grã-Bretanha, a Holanda e a Espanha estão entre os países com maior percentual de consumo.

Médios e pequenos supermercados no Brasil possume marcas própriasDivulgação

E como o conceito da marca própria é visto no Brasil? De acordo com o consultor de varejo Marco Quintarelli, o consumidor ainda possui um certo receio em adquirir produtos que não sejam de grandes marcas conhecidas. Entendemos que o consumidor precisa mudar essa cultura aos poucos, veja os dados: no Brasil, a pesquisa destacou que o número de lares que consumiram produto desse segmento atingiu 32,6 milhões até o fim do primeiro semestre de 2016, crescimento de 45% nos últimos seis anos. Ainda segundo o levantamento, as classes A e B vêm sendo as principais responsáveis em impulsionar esse aumento.

Quando um supermercado cria uma marca própria, ele está pondo um de seus bens mais valiosos nesse produto: sua identidade. Criar marca própria não é criar produto mais barato e nem inserir nome em embalagem. É necessário desenvolver conceito e expertise no produto ou linha de produtos, e trabalhá-los como se fossem uma grande marca, com qualidade e eficácia. O consumidor atento pode garantir mais economia e melhor relação custo-benefício. Itens de marca própria são, em média, 40% mais baratos do que os líderes de categoria. Para os varejistas, os produtos de marca própria permitem a livre concorrência com os líderes de categoria, proporcionando opções de produtos de alta qualidade, com preços competitivos. E, acima de tudo, fidelização junto ao estabelecimento.

No dia 28, a Escola Asserj promove para profissionais do setor o curso ‘Estratégia de marcas de varejo: marcas próprias e exclusivas’, ministrado por Quintarelli. O curso irá contribuir para o conhecimento das estratégias das marcas de varejo e vantagens para supermercadistas, fabricantes e consumidores. Uma excelente oportunidade para aprender estratégias, tendências do mercado e cases de sucesso. Confira os benefícios da marca própria, de acordo com Quintarelli. Consumidor: produtos com melhores preços e acesso a novas tecnologias. Varejista: rentabilidade, venda, fidelização — marca e fortalecimento da imagem, na negociação com outros fornecedores, e diferencial sobre a concorrência.

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