Por leandro.eiro

Rio - A partir de entrevistas com CEOs de grandes empresas e análises do mercado, a consultoria Eureca! e a revista Harvard Business Brasil traçaram o perfil dos jovens líderes que podem fazer a diferença. O estudo serve de base para o prêmio Valuable Young Leaders, que pretende mapear centenas de talentos do mundo corporativo depois de uma jornada de desafios online e presencial no país. Os cinco primeiros colocados receberão bolsa de estudos nos Estados Unidos e pósgraduação no Brasil.

Os funcionários da Eureca! durante o lançamento do prêmio%3A possibilidade de ascensão para jovens talentosDivulgação

“A expectativa é que cerca de mil jovens façam a inscrição. Além de saber onde eles estão, a ideia é que todos os participantes sejam estimulados a desenvolver as características que podem levar a uma carreira de sucesso”, prevê Dario Neto, CEO da consultoria Eureca!, que aproxima empresas de jovens do mercado de trabalho.

As inscrições se encerram em 8 de setembro e devem ser feitas pelo site eureca.me, por profissionais de até 28 anos. O candidato deve entregar os primeiros desafios: uma carta de recomendação do executivo que o candidato identifica como modelo em sua empresa e um vídeo em que conta sua trajetória. As tarefas permitem analisar o perfil do jovem líder, como o autoconhecimento e a capacidade de impactar nos resultados da empresa. “Eles serão avaliados em entrevistas e tarefas, em características que vão desde o domínio emocional à capacidade cognitiva”, explica Dario Neto.

Os fatores levados em conta para a seleção dos candidatos foram definidos num cruzamento de dados obtidos nas entrevistas com CEOs de grandes empresas, como Embraer, Óticas Carol e Elektro, e 80 artigos publicados pela revista Harvard Business Brasil. Foram enumeradas características prioritárias no ambiente de trabalho, como senso de propósitos, empatia, capacidade de lidar com críticas e paixão pelo aperfeiçoamento. Após os primeiros desafios, 90 profissionais serão selecionados para entrevistas por Skype. Desses, 45 avançam para a próxima fase, em que os executivos apontados como modelo pelos candidatos darão depoimentos sobre as realizações deles.

Em novembro, 30 finalistas participam do encontro, nos dias 11 e 12, em São Paulo, no campus do IBMEC, uma das instituições patrocinadoras do prêmio, junto com a escola Dale Carnegie Training. Segundo Dario Neto, serão propostos desafios-surpresa aos participantes. “Serão tarefas práticas propostas em atividades-relâmpago. Além disso, os jovens terão contato com executivos de destaque no mercado e vão interagir entre si, contribuindo para que ampliem as suas redes de relacionamento”.

Após o desafio presencial, os cinco primeiros colocados serão premiados em cerimônia no dia 29. Eles vão receber um ano de assinatura grátis da Harvard Business Brasil, programa de coaching da Eureca!, encontros com CEOs, bolsas de pós-graduação no IBMEC e um curso de inglês para executivos na escola Kaplan International, em Nova York.

Você pode gostar