Por thiago.antunes

Rio - Um em cada três estagiários é responsável pelo pagamento da própria faculdade, aponta um levantamento feito pela Companhia de Estágios, assessoria especializada no recrutamento e seleção de estagiários. A pesquisa 'O perfil do candidato a vagas de estágios em 2017', concluída no primeiro semestre deste ano, contou com 2.193 entrevistados de todas as regiões do país. Segundo o estudo, 36% dos alunos pagam o valor total do curso, 30% contam com a ajuda da família e o restante possui bolsa parcial ou integral.

Apesar disso, o fator financeiro não é o mais decisivo na hora de procurar uma vaga: a pesquisa apontou que 70% dos entrevistados acreditam que a oportunidade de aprendizado é o item mais relevante. Cerca de 18% buscam chances onde há a possibilidade de efetivação. E só 6,8% consideram a bolsa auxílio e benefícios oferecidos como o quesito mais importante.

Feira de estágios nas Faculdades São José%2C em Realengo%2C tem 3 mil oportunidadesDivulgação

De acordo com Tiago Mavichian, diretor da recrutadora, esse é justamente o foco dos programas de estágio. "O objetivo principal é promover conhecimento e capacitação profissional. A proposta central é, sobretudo, ensinar e preparar o jovem para o mercado de trabalho. Isso faz com que o estágio seja considerado como uma extensão da formação acadêmica do aluno, tornando-o um requisito fundamental dentro de uma grade curricular técnica ou universitária mais completa", argumenta.

O especialista acredita, ainda, que o estudante sempre deve estar atento à possibilidade de efetivação no estágio. "Muitas empresas encaram o estágio como uma oportunidade para investir no treinamento de um funcionário em potencial, que pode contribuir para o crescimento da organização", afirma Mavichian.

Evento começa na terçaDivulgação

Feira de estágios

Em meio a esse estudo que traça o perfil do estagiário, a 8ª edição da Feira de Estágios e Empregabilidade das Faculdades São José, em Realengo, vai abrir mais de 3 mil vagas de emprego e estágio em três dias de evento, de terça a quinta-feira. Os candidatos poderão se inscrever em processos seletivos de empresas, cadastrar currículos e participar de debates sobre o mercado de trabalho.

À procura

A expectativa da organização da 8ª edição da Feira de Estágios e Empregabilidade das Faculdades São José, em Realengo, é que cerca de 8 mil pessoas circulem pelo evento. A proposta é que os candidatos possam dar entrada em processos de contratação em um só lugar, de forma ágil. Haverá distribuição e sorteio de brindes e bolsas de estudo, orientação para a criação do próprio negócio, palestras, oficinas e outras atividades.

Os expositores

Mais de 20 expositores confirmaram presença. Entre elas, empresas de grande porte, como Ambev, Gerdau, CNA, Viva Rio e McDonald's. Instituições como Ciee, Sebrae e Senae farão palestras. Ambev e Gerdau. Ao longo de 16 anos, mais de 40 mil candidatos passaram pela feira. Mais informações pelo telefone 3338-7030.

Você pode gostar