Mais Lidas

Escolas públicas recebem projeto de incentivo ao desenvolvimento de games

Ao longo de cinco meses, unidades em comunidades cariocas terão torneios para estudantes de 12 a 18 anos

Por

Projeto passa por Engenho da Rainha, Rocinha, Coelho Neto e Pavão
Projeto passa por Engenho da Rainha, Rocinha, Coelho Neto e Pavão -

Rio - Nada de profissionais convencionais, como médicos, advogados ou engenheiros. Com a chegada da era digital, os jovens estão cada vez mais interessados em exercer as chamadas 'profissões do futuro', como youtuber, e-atleta ou até desenvolvedor de games. E para incentivar esse caminho pouco encorajado no Brasil, e descobrir novos talentos no Rio, a empresa For Games, em parceria com o Metrô Rio, aposta em quatro oficinas para cerca de cem jovens estudantes de escolas públicas do Rio. Nos próximos cinco meses, a empresa percorrerá unidades escolares de diversas comunidades cariocas para promover o projeto.

Entre as áreas escolhidas há localidades em bairros da Zona Norte e Sul do Rio. O projeto passará pelo Engenho da Rainha, Rocinha, Coelho Neto e Pavão-Pavãozinho.

A ideia é incentivar e ensinar adolescentes carentes a desenvolverem o seu talento na área digital e a transformar seu hobby em uma profissão rentável.

TORNEIO NAS ESCOLAS

A porta de entrada do projeto será um 'Torneio Intercolegial de Games' que acontece ainda neste mês de setembro, em que estudantes de 12 a 18 anos podem participar. A ideia é oferecer uma competição amigável de videogames por meio do sistema de "mata mata" e acumulação de pontos.

Ao final do torneio, os 25 melhores alunos de cada comunidade serão presenteados com uma oficina gratuita de Gamedesign, no qual os jovens poderão aprender a desenvolver jogos eletrônicos.

A primeira competição, de uma série de disputas previstas esse período de projeto, será na próxima sexta-feira, dia 20, às 12h45, na Escola Eurico Sales, em Engenho da Rainha, na Zona Norte da cidade.

Já no dia 28 de outubro, às 9h, será a vez dos jovens da Rocinha, na Zona Sul carioca, participarem do torneio na Biblioteca Parque. Ao longo do mês de setembro e outubro, também estão previstos disputas em escolas públicas nas comunidades de Coelho Neto, no dia 5 de outubro, também na Zona Norte do Rio, e no Complexo do Cantagalo, no dia 19 de outubro, na Zona Sul. Os dois últimos ainda estão sem horário previsto.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários