Por clarissa.sardenberg

Rio - Mais de 4 milhões de estudantes já se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá em 5 e 6 de novembro. A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é receber este ano 8 milhões de inscrições. No ano passado, a prova teve 7,7 milhões de candidatos. Até ontem, o sistema havia registrado 4.109.314 de inscritos. Quem ainda não se cadastrou para a prova tem que se apressar. O prazo termina às 23h59 desta sexta-feira.

No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, fixo ou celular, válido, e um e-mail pessoal que não poderá ser usado por outro participante. O sistema de inscrição determina ainda a criação de pergunta e resposta de segurança para o acesso. É importante também que o número de CPF e a data de nascimento informados durante a inscrição estejam de acordo com os dados na base da Receita Federal.

Candidato deve ter em mãos o CPF e o número do documento de identidadeWilson Dias/Agência Brasil

Do total de participantes, 2,2 milhões são esperados entre estudantes do último ano do Ensino Médio. Os concluintes dessa etapa em 2016, matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição. Candidatos que se declararem carentes também não pagam a taxa. Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Estudantes de escolas particulares terão que pagar taxa de R$ 68, em qualquer agência bancária, casa lotérica, ou agências dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até as 21h59, do dia 25 próximo.

Para ajudar nos estudos, o MEC lançou a plataforma ‘Hora do Enem’ (tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem), um site de estudos e de programas de TV, com aulas e exercícios. Outro reforço vem do curso QG do Enem que promove hoje, às 20h, um aulão interdisciplinar com professores de Biologia e Química.

A aula estará disponível gratuitamente no link www.aovivo.enem.com.br. Quem perder a transmissão ao vivo, poderá assistir no canal do QG do Enem no YouTube. Para saber mais e confirmar presença no evento, acesse http://bit.ly/BioQuiAula.

Você pode gostar