Universidade por um dia, edição 2019Yulli Nakamura/Divulgação
Por O Dia
Publicado 20/09/2020 00:00

Após três edições presenciais, o evento 'Universidade por um Dia', voltado para alunos do Ensino Médio, desta vez será online, começa amanhã e vai até sexta-feira. O objetivo é reverter a situação de estudantes de escolas públicas que ainda se sentem inseguros em relação à escolha da profissão, insegurança muitas vezes provocada pela falta de acesso à informação e a dificuldade de ingresso em uma universidade pública. 

O evento é realizado pela produtora Araucária Agência Cultural, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, e conta com o apoio das universidades Estácio de Sá, Veiga de Almeida e IBMR. Mesmo em isolamento social, o tempo não para de correr, principalmente para quem está em fase de definição de futuro.

"Os estudantes continuam em casa tendo de decidir o que vão fazer da vida e sem uma perspectiva concreta de melhora no ensino não presencial público. Por isso, o projeto se tornou ainda mais necessário", comenta a psicóloga Chloé d'Archemont, idealizadora do 'Universidade por um Dia'. 

O projeto, tradicionalmente, conta com participações voluntárias de figuras que inspiram os jovens. A 4ª edição terá o comediante Fábio Porchat na mediação do 'Trocando Ideia', série de conversas ao vivo sobre temas inerentes à realidade desses estudantes e que impactam a sua decisão de alguma forma.

A abertura será uma conversa sobre 'Racismo estrutural e acesso à universidade' com a filósofa e escritora Djamila Ribeiro.

Toda a programação pode ser acessada através do site www.universidadeporumdia.com.br, por onde os jovens poderão completar também o 'Desafio por um Dia' (25/09, 14h às 18h) e concorrer a prêmios como cursos, notebook, tablet e livros. Para isso, eles deverão percorrer diferentes ambientes virtuais para realizar o teste vocacional, participar da feira de carreiras, se informar sobre os programas de acesso ao ensino superior e conhecer de perto as universidades parceiras.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias