Até a hora de apertar o 'confirma' na urna eletrônica, os eleitores receberão todo tipo de informação - Divulgação
Até a hora de apertar o 'confirma' na urna eletrônica, os eleitores receberão todo tipo de informaçãoDivulgação
Por O Dia

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que 241 urnas foram substituídas no estado até às 12h30 deste domingo. O TRE atribui a extensão nas filas nos locais de votação à quantidade de candidatos. Este ano o eleitor vota em seis cargos no total: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da república. 

A identificação biométrica, utilizada neste pleito, também demanda mais tempo no processo de votação. No Estado do Rio, são 2,3 milhões de eleitores cadastrados no novo sistema pela Justiça Eleitoral. Além destes, há 4,6 milhões que tiveram dados aproveitados pelo Detran-RJ, o que também provocou uma demora adicional, segundo o TRE-RJ.

"O aproveitamento dos dados do Detran-RJ será positivo para o eleitor que, tendo sua biometria validada, poderá ser dispensado pelo TSE de comparecimento posterior ao cartório eleitoral para realizar o cadastramento", diz o órgão.

Relatos de fraudes nas urnas, em que candidatos não aparecem após a digitação do número correspondente são falsos segundo o TRE.  A Justiça Eleitoral de Minas Gerais também informou na tarde deste domingo que é falso um vídeo em que uma urna eletrônica supostamente se "auto completa" quando a tecla "1" é digitada, mostrando a imagem do candidato do PT, Fernando Haddad.

"É comum o eleitor se confundir no momento da digitação dos números, o que leva a esse tipo de questionamento equivocado. Há casos em que o eleitor vota no primeiro cargo de senador e se esquece de que há outro candidato a ser escolhido para o mesmo cargo, confundindo com os cargos subsequentes de governador e presidente", esclarece. 

As atualizações sobre número de urnas substituídas e pessoas detidas por crime eleitoral não estão chegando no TRE-RJ por problemas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A última atualização foi feita às 12h30.

Nestas eleições houve redução de 84% das zonas eleitorais no Estado do Rio, que agora totaliza 165 zonas.

 

Você pode gostar