TRE-RJ realiza distribuição de urnas eletrônicas para segundo turno das eleições

Em algumas regiões do Rio, as urnas eletrônicas só serão entregues no domingo por medida de segurança

Por Brunna Condini; Marina Cardoso

Funcionários do TRE-RJ enviaram urnas para zonas eleitorais ontem
Funcionários do TRE-RJ enviaram urnas para zonas eleitorais ontem -

Rio - As urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições, que será realizado neste domingo, começaram a sair dos polos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na manhã deste sábado para as zonas eleitorais. No estado, serão distribuídas quase 34 mil urnas eletrônicas para os mais de 12 milhões de eleitores escolherem os representantes para os cargos de governador e presidente. A distribuição está programada para acontecer até às 14h.

No TRE do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, cerca de 1800 urnas foram levadas para serem distribuídas para os locais de votação. No local, funcionários do TRE e a Polícia Militar faziam o acompanhamento das urnas eletrônicas até os ônibus para serem transportadas. Todo o deslocamento é feito com escolta de policiais militares. Até a votação, as zonas eleitorais terão vigia dos agentes.

Ainda segundo o TRE, em algumas regiões do Rio, as urnas eletrônicas só serão entregues no domingo por medida de segurança. Os equipamentos equivalem a 1% do valor total. Além dos equipamentos oficiais, o TRE-Rj também conta com 5 mil urnas extras para a substituição de qualquer aparelho com defeito ou que apresente alguma falha.

O assessor da Presidência do TRE-RJ, Bruno Andrade, acredita que os problemas enfrentados pelos eleitores no primeiro turno vão ser reduzidos neste domingo. "É natural a diminuição no tempo de votação no segundo turno, pois agora são apenas dois votos, mas independentemente da rapidez precisamos atuar pontualmente onde longas filas se formaram".

Já sobre as possíveis fraudes nas urnas, o representante do TRE-RJ garantiu que o aparelho eletrônico de votação é seguro e que as auditorias realizadas confirmam a integridade do sistema. "Pedimos que o eleitor vá tranquilo para a votação, pois o sistema passou por auditorias e todas as medidas para garantir que os equipamentos sejam fiéis ao que os eleitores desejam".

Para melhorar o desempenho no segundo turno das eleições, o TRE-RJ anunciou uma série de medidas para este domingo. Bruno Andrade, explicou que houve reforço no treinamento das seções eleitorais que tiveram longas filas na hora da votação. “A gente atuou pontualmente onde ocorreu problema, liberando para que os juízes eleitorais dessem auxílio aos mesários nesses locais de votação. Ainda deslocamos 20% do efetivo de pessoas que trabalhariam na sede do tribunal e levamos para os locais que apresentaram mais problemas”, explica.

Ainda segundo o assessor, o TRE-RJ orientou os cartórios eleitorais a melhorarem a divulgação dos locais de votação e a organização das seções. 

VOTAÇÃO

O assessor orienta que o eleitor esteja atento ao local de votação para não correr o risco de ir para um lugar errado. "A gente orienta que ele busque na internet, nos sites dos tribunais ou no aplicativo E-Título a zona eleitoral dele", explica Andrade. O eleitor também pode ligar para o telefone 3436-9000 para conseguir essa informação.

Outro ponto levantado pelo TRE-RJ é a documentação. O eleitor deve levar um documento oficial com foto original, mesmo as pessoas que tenham aplicativo no aparelho celular. "Pedimos para levar, pois a ferramenta pode não funcionar na hora", orienta.

Galeria de Fotos

Funcionários do TRE-RJ enviaram urnas para zonas eleitorais ontem Estefan Radovicz
Funcionários do TRE preparam no depósito da entidade, do Jardim Botânico, o envio de urnas para as zonas eleitorais Estefan Radovicz / Agên
Funcionários do TRE preparam no depósito da entidade, do Jardim Botânico, o envio de urnas para as zonas eleitorais Estefan Radovicz / Agência O
Funcionários do TRE preparam no depósito da entidade, do Jardim Botânico, o envio de urnas para as zonas eleitorais Estefan Radovicz / Agência
Funcionários do TRE preparam no depósito da entidade, do Jardim Botânico, o envio de urnas para as zonas eleitorais Estefan Radovicz / Agência O D
Funcionários do TRE preparam no depósito da entidade, do Jardim Botânico, o envio de urnas para as zonas eleitorais Estefan Radovicz / Agên